Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Três mortos em acidente de avião no Montijo

Força Aérea abriu inquérito ao acidente.
11 de Julho de 2016 às 13:21
avião montijo
Um acidente com uma aeronave na base aérea do Montijo provocou esta segunda-feira três mortos e um ferido grave, disse ao CM fonte militar.

Segundo a mesma fonte, há ainda registo de três feridos ligeiros.

De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet, o alerta para o acidente foi dado às 12h20 e pelas 13h30 as operações mobilizavam 48 operacionais e 15 veículos.

De acordo com testemunhas terá havido uma explosão seguida de incêndio num avião C130.

Da margem norte do Tejo é ainda visível uma nuvem de fumo por cima da base aérea do Montijo.

Os meios de socorro no local já estão a transportar vítimas para os hospitais de Lisboa.

PR manifesta pesar pelas mortes
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou pesar pelas três mortes provocadas por um acidente com uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e apresentou condolências aos familiares das vítimas.

"Tendo tomado conhecimento do trágico acidente ocorrido hoje com uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, quero apresentar as minhas mais profundas condolências aos familiares dos militares que faleceram ao serviço de Portugal", afirma o chefe de Estado, que visitou a Base Aérea de Sintra recentemente, numa nota divulgada pela Presidência da República.

Na mesma nota, o comandante supremo das Forças Armadas Portuguesas manifesta "pesar e solidariedade a todos aqueles que sentem com maior dor a perda abrupta dos seus camaradas e amigos" e deseja "um célere restabelecimento dos militares feridos".

Força Aérea abre inquérito ao acidente
A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou a abertura de um inquérito depois da morte de três militares devido a um acidente na descolagem de uma aeronave C-130H, que ocorreu na Base Aérea N.º6, no Montijo.

"A análise às causas do acidente irá seguir os procedimentos previstos, através de um inquérito conduzido pela Comissão Central de Investigação da Força Aérea. A Força Aérea está de luto", refere a FAP em comunicado.

"A bordo da aeronave estavam sete tripulantes. O acidente causou três vítimas mortais, um ferido grave e três feridos ligeiros, todos militares da Força Aérea", acrescentou a FAP, adiantando que o acidente ocorreu cerca das 12:00.

Ainda segundo a Força Aérea, os feridos foram assistidos no local e depois transportados para unidades hospitalares.

A FAP garante que vai ser prestado apoio aos familiares das vítimas mortais.

"Neste momento de profundo pesar, os nossos pensamentos estão com os familiares e amigos destes nossos camaradas, aos quais está a ser prestado todo o apoio necessário", concluiu.
acidentes e desastres montijo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)