Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Viva a Vida: "Voltar a ser mãe é grande felicidade"

Bruna Sofia vem fazer companhia ao irmão Vasco, que gosta de lhe dar muitos mimos.
13 de Abril de 2014 às 09:54
Ermelinda e Álvaro Nobre com o filho mais velho Vasco e a bebé Bruna, que nasceu no dia 7 de fevereiro
Ermelinda e Álvaro Nobre com o filho mais velho Vasco e a bebé Bruna, que nasceu no dia 7 de fevereiro FOTO: Nuno André Ferreira

Onze anos depois, Ermelinda e Álvaro Nobre voltam a ter um bebé em casa. A pequena Bruna Sofia, que nasceu às seis da manhã do dia 7 de fevereiro, é a concretização do desejo dos progenitores e também de Vasco, o irmão mais velho, que não larga a mana. "Até fica mais calma no colo dele", dizem Ermelinda e Álvaro, ambos com 40 anos.

A família reside na Freineda, concelho de Almeida. Uma aldeia próxima da fronteira, atravessada pelo caminho de ferro e pela autoestrada – vias que ajudaram mais gente a sair do que a atrair novos habitantes.

O pai, agricultor, não esconde a comoção ao falar da menina. "Toda a família quer cuidar dela", conta. Para a mãe, funcionária do lar de idosos da freguesia, mais do que reviver a experiência da maternidade onze anos depois, ficou-lhe a emoção de uma madrugada agitada. "Tínhamos marcada, para esse dia, a saída para a maternidade em Coimbra, onde fui acompanhada." Mas Bruna foi impaciente e quis nascer mais cedo, para desespero da mãe: "Às 04h30, fui de ambulância para o Hospital da Guarda [que fica a cerca de 40 minutos]. Quando lá cheguei, foi por um triz. Entrei logo na sala de partos", conta.

Ao recordar o momento, Ermelinda Nobre sorri, mas naquele momento "estava nervosa. Dizia aos bombeiros que a menina queria nascer, mas só me pediam para me acalmar".

A madrugadora bebé, que nasceu com 3,490 kg, trouxe mais alegria e também fez regressar "as fraldas, os biberões, o choro e algumas noites em claro", conta Álvaro. Nada que incomode Vasco, de 11 anos, filho mais velho do casal, que faz questão de estar próximo e de dar "muitos mimos" à bebé.

Bruna alterou as rotinas da família, mas, onze anos depois, "viver de novo esta experiência e voltar a ser mãe é uma grande felicidade", afirma, sorridente, Ermelinda.

bebé Almeida Ermelinda Álvaro Nobre Bruna Sofia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)