Ficavouga regressa a Sever do Vouga

De 29 de julho a 3 de agosto mostra a cultura e as tradições, combinando música, artesanato, gastronomia e turismo.

22 de julho de 2025 às 18:26
Sever do Vouga celebra cultura e tradições com música, artesanato e gastronomia no Ficavouga
Sever do Vouga celebra cultura e tradições no Ficavouga, com música, artesanato e gastronomia

1/2

Partilhar

Desde a sua génese em 1991, então como "Mostra das Potencialidades do Concelho", a Ficavouga tem evoluído para se tornar um pilar fundamental da identidade severense, refletindo o dinamismo e a riqueza do concelho. Com entrada livre, apresenta um cartaz pensado para todas as idades e preferências, garantindo entretenimento e descoberta:

Uma vasta programação musical, que vai desde o talento local – com bandas, filarmónicas, música tradicional e ranchos folclóricos – até atuações de DJs e artistas nacionais de renome, tais como Diana Castro, Tony Carreira, Irma, The Black Mamba, Soraia Tavares, Nenny, Bianca Barros, Bárbara Bandeira, Rita Rocha, Karetus e muito mais, assegurando ritmos e melodias para o gosto de todos os públicos.

Pub

Uma área dedicada à exposição e venda de artesanato local, onde os visitantes poderão apreciar a mestria e criatividade dos artesãos da região, encontrando peças únicas que refletem o património cultural de Sever do Vouga.

As tradicionais tasquinhas convidam a uma verdadeira viagem gastronómica pelos sabores autênticos da região, num ambiente acolhedor que promove o convívio e a partilha de experiências, bem como os restaurantes com as especialidades locais e os bares para acompanhar a diversão ao longo da noite.

Para além das ofertas musicais e gastronómicas, o evento incluirá um conjunto de atividades culturais, lúdicas e desportivas, proporcionando momentos de lazer para toda a família.

Pub

Espaço Criança, com atividades infantojuvenis.

Tenda Turismo & Inovação, um espaço dedicado aos agentes turísticos e ao setor do turismo, onde poderá conhecer mais de perto o que de melhor se faz neste território e vivenciar algumas experiências inovadoras; como a apresentação da Nova Imagem e Estratégia do Desenvolvimento Económico do Território; o lançamento da nova produção audiovisual dedicada à promoção do destino, visita virtual ao território com vídeo 360º, dinâmicas de animação turística, área digital com quiosque interativo; exploração do artesanato local, desde a sua forma mais tradicional com a construção de uma Bateira ao vivo, como elemento identitário da cultura severense, até abordagens desconstruídas e inovadoras.

Como Pedro Amadeu Lobo, autarca de Sever do Vouga, salienta “a importância da Ficavouga é o espelho da nossa identidade, um ponto de encontro que celebra a nossa cultura, o associativismo, o nosso artesanato e a nossa gastronomia. É com grande honra que convidamos todos a visitarem Sever do Vouga e viverem esta experiência única, que anualmente nos une e nos enche de orgulho".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar