Tinta-da-china publica biografia de José Bonifácio de Andrada no bicentenário da independência do Brasil
No ano em que se assinalam os 200 anos do reconhecimento da independência do Brasil por Portugal, a Tinta-da-china lança a biografia José Bonifácio de Andrada, no seguimento do livro D’Andrada, ambos sobre o “Patriarca da Independência”.
A obra José Bonifácio de Andrada, de José Theodoro Mascarenhas Menck, oferece uma leitura essencial para compreender o papel determinante desta figura histórica na afirmação do Brasil como nação independente. A edição portuguesa surge no momento simbólico em que se assinala o bicentenário do tratado de 1825, pelo qual Portugal reconheceu oficialmente a independência brasileira (https://tintadachina.pt/produto/jose-bonifacio-de-andrada/).
Com prefácio de Lafayette de Andrada, posfácio de João Alfredo dos Anjos e apresentação de Doorgal Borges de Andrada para esta edição, o livro devolve à memória portuguesa um protagonista muitas vezes esquecido, cuja visão política e capacidade de liderança tiveram impacto decisivo na história luso-brasileira.
“José Bonifácio foi uma figura incontornável da história comum entre Portugal e Brasil, mas continua pouco conhecida no nosso país”, sublinha o autor José Theodoro Mascarenhas Menck.
Publicado em agosto de 2025 pela editora Tinta-da-china (180 páginas), o livro continua o trabalho iniciado em 2024 com a publicação de D’Andrada: O cientista e a invenção do Brasil, uma investigação levada a cabo pela historiadora portuguesa Isabel Corrêa da Silva. O preço de lançamento na livraria online é de 14,31 €, com desconto face ao valor original de 15,90 €.
Ambos os livros encontram-se disponíveis nas principais livrarias e em tintadachina.pt.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt