Formação de base científica para dog walkers, pet sitters, treinadores e outros
1 / 6
Este mês, o Instituto do Animal alarga a sua oferta formativa para suportar as vocações emergentes na área dos cuidados prestados a animais de companhia.
Nos últimos cinco anos, à semelhança do que acontece em alguns países desenvolvidos, tem proliferado em Portugal a oferta de serviços que visam apoiar os donos na promoção do bem-estar total dos seus animais. Assim nasceram várias profissões. Dog walkers para passear diariamente os cães; pet sitters para tomar conta de cães e gatos, nos seus próprios lares ou em casa destes; treinadores para lhes ensinar boas-maneiras; groomers para pentear, tosquiar e dar banho; e pet táxis para as idas ao médico ou à escola.
Já a formar donos e profissionais veterinários desde 2015, o Instituto do Animal vem agora lançar as bases formativas para que todos estes serviços emergentes possam passar do amadorismo ao profissionalismo. Não basta gostar de animais para ser um bom cuidador. É preciso saber como os animais agem e o que sentem, como lhes incutir regras e obter comportamentos desejados, como evitar situações de stress que são muito penosas para eles, escolher as melhores rotinas, o que fazer em caso de emergência, e muitos outros saberes que ajudam a conferir mais segurança e mais conforto aos bichos.
O Instituto do Animal centra as suas actividades no comportamento e bem-estar animal, sempre na senda de soluções que contribuam para que os animais de estimação estejam seguros e felizes na sociedade (assustadora) dos humanos. É neste âmbito que desenvolve diversos cursos que visam enriquecer com conhecimento e experiência prática as profissões que se estão a expandir.
Alguns dos cursos já disponíveis, com edições a começar este mês:
Educação canina para donos e outros cuidadores
Oito horas intensivas sobre comportamento e bem-estar canino – tudo o que donos e prestadores de serviços devem saber sobre cães – o que sentem, porque agem e reagem de determinada maneira, como aprendem, como prevenir e resolver problemas de ansiedade por solidão, agressividade, reactividade, fobias, etc.
Primeiros socorros e cuidados básicos: cão e gato
Para saber tratar de ferimentos, reagir em caso de acidentes típicos, lidar com intoxicações, choques térmicos, higiene oral, cuidar dos olhos, ouvidos, unhas, etc.
Treino de obediência à chamada
Onde se aprende a ensinar os cães a vir sempre que são chamados, para garantia da sua própria segurança e a dos outros, (evitando atropelamentos e acidentes, por exemplo).
Treino para andar à trela sem puxar
Para aprendizagem de técnicas que conferem conforto tanto ao cão como ao seu condutor e tornam os passeios um exercício saudável de estimulação mental e olfactiva de que os cães tanto precisam.
Alimentação e nutrição caninas
Dá a conhecer os diversos sistemas alimentares possíveis – da ração à alimentação natural –, com identificação das respectivas vantagens e desvantagens, para os cuidadores poderem decidir e aconselhar sobre o melhor para cada cão.
Treino de obediência para treinadores
Formação essencial para quem quer ser treinador profissional.
Qualquer pessoa com 16 anos ou mais pode frequentar estes cursos. O facto de não ser exigido nível mínimo de escolaridade torna as soluções acessíveis para aquelas pessoas que gostavam de se dedicar aos animais, mas não têm apetência para enveredar pelo ensino superior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.