Arte urbana denuncia assédio verbal a mulheres

‘Parem de dizer às mulheres para sorrir' é o nome do projeto de uma artista norte-americana que quer mudar comportamentos machistas.

18 de setembro de 2013 às 14:15
cartazes, arte, cidade, denúncia, assédio, assédio verbal, Tatyana Fazlalizadeh, Parem de dizer às mulheres para sorrir Foto: Tatyana Fazlalizadeh/stoptellingwomentosmile.com
Partilhar

A artista norte-americana Tatyana Fazlalizadeh criou um projeto de arte urbana para denunciar o assédio verbal a mulheres. ‘Parem de dizer às mulheres para sorrir’ ganhou forma através de cartazes a preto e branco, ilustrados com retratos a lápis de várias mulheres e espalhados pelas ruas de Nova Iorque.

“As mulheres não estão na rua para vocês se entreterem”, “a minha roupa não é um convite” e “o meu nome não é amor” são algumas das frases que se podem ler nos cartazes. Com este projeto, Tatyana Fazlalizadeh quer dar visibilidade às mulheres que se sentem intimidadas por homens que as abordam com o objetivo de lhes provocar desconforto.

Pub

“Este projecto não pede que não haja interação entre homens e mulheres em espaços públicos, mas sim que essa interação seja respeitosa e segura”, explica a artista.

Tatyana Fazlalizadeh também lançou uma campanha no Kickstarter para juntar fundos que a ajudem a levar a campanha a outras cidades do mundo. Começou por pedir 15 mil dólares (cerca de 12 mil euros), mas já tem 26.612 dólares (cerca de 20 mil euros).

Pub

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA TODOS OS CARTAZES

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar