Projeto tem cada vez mais obras portuguesas de arte urbana.
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A coleção online do Google Cultural Institute, compilada no âmbito do projeto Street Art, já conta com 236 obras de arte urbana portuguesas.
Esta galeria junta mais de 3500 artistas, 10 mil obras de 86 parceiros de 34 países. O objetivo principal é converter digitalmente a maior quantidade de arte urbana possível, antes que corra o risco de desaparecer.
Portugal já estava representado no projeto através da participação da Galeria de Arte Urbana. A partir desta quarta-feira, há no Google Cultural Institute mais 147 obras apresentadas pelo WOOL Fest (festival luso de arte) e outros 45 trabalhos, além de duas coleções da Urban Creativity, de Lisboa.
Todas as obras nacionais passam a estar expostos no site do projeto Street Art, na televisão dos utilizadores do Chromecast, nos relógios com Android Wear e nas aplicações Android que a Google criou para expor a ideia, na qual se incluem trabalhos do artista português Vhils (Clique para ver o videoclipe realizado por Vhils).
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Em cada trabalho está indicado o local onde cada obra se encontra (ou encontrava), o nome do artista (se o mesmo estiver identificado), as dimensões da mesma e que técnicas foram utilizadas para a sua criação.
Como participar
De acordo com o site, a Google está a aceitar candidaturas para parcerias de museus, arquivos, instituições culturais ou coleções privadas.
O primeiro passo é ir ao site do Google Cultural Institute e preencher o formulário. Foi exatamente isso que fez Lara Seixo Rodrigues, do WOOL, assim que soube da iniciativa. A cofundadora do festival conta ao Correio da Manhã que o gigante tecnológico demorou apenas dois dias a dar feedback positivo à candidatura.
"O Google tentou agilizar o processo da parceria porque o projeto era para ter avançado logo em novembro, mas até fevereiro temos inserido mais informação nas várias plataformas", explicou.
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