Soares faz ultimato a presidente do CCB
Ministério da Cultura fez vários convites nos últimos dias.
Pergunta CM
João Soares é uma boa escolha para novo ministro da Cultura?
A guerra entre o ministro da Cultura, João Soares, e o presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), António Lamas, atingiu esta sexta-feira um ponto crítico. No Parlamento, o governante fez um ultimato ao professor catedrático, afirmando que ou este se demite até segunda-feira ou será demitido.
"O presidente do CCB tem de sair. E se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho", afirmou João Soares. O ministro acusou António Lamas de ter uma gestão "pouco prudente", e deu como exemplo os "seis milhões de euros das reservas que foram gastos nos últimos tempos". Soares e Lamas discordam ainda quanto ao projeto de gestão integrada do eixo Belém-Ajuda, em Lisboa, cuja estrutura de missão foi extinta.
Contactado pelo CM, António Lamas não quis reagir às palavras do ministro e disse que continua a ser presidente do CCB. O professor catedrático do Instituto Superior Técnico, que antes desempenhou funções de presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra - Monte da Lua, assumiu os destinos do CCB em outubro de 2014, sucedendo ao escritor Vasco Graça Moura, que morreu em abril desse mesmo ano.
Quanto ao futuro presidente do CCB, João Soares disse que deverá ser "alguém com experiência, bastante mais jovem e com provas dadas" em cargos públicos, mas, para já, o executivo, que ao que o CM apurou fez vários convites nos últimos dias, não revela nomes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt