Felisberto Andrade apresenta a morna "Bô Ausência" e tem álbum pronto para abril

Disco de estreia de cantor cabo-verdiano foi gravado entre Portugal e os Estados Unidos.

24 de março de 2024 às 00:05
Partilhar

O músico Felisberto Andrade tem o seu primeiro disco pronto para sair no mês de abril. Natural da ilha do Fogo, o cabo- verdiano vive em Portugal há dezoito anos, mas há apenas dez que se dedica totalmente à música. O seu repertório, que tem apresentado em Portugal e no estrangeiro, incide sobretudo na música tradicional cabo-verdiana, onde estão presentes os ritmos da coladeira, morna, mazurca, batuque ou talaia baixo.

"Esta bagagem deu-me condições para lançar, agora, o meu CD a solo, composto por temas dentro deste registo, promovendo a cultura do meu país", explicou, revelando que o CD é  composto por onze músicas, dez da sua autoria, e uma outra faixa do compositor cabo-verdiano Betú. "São temas que retratam aquilo que tem sido a minha experiência ao longo destes anos. A imigração, a saudade, o amor distante", garante Felisberto Andrade. O álbum foi produzido entre Portugal e os Estados Unidos.  Em Portugal foram produzidos três temas, um por Humberto Ramos, e outros dois por Nando Andrade. Os oito temas restantes foram produzidos por Quim Alves, nos Estados Unidos.

Pub

Um dos temas do disco que promete maior sucesso é a morna Bô Ausência, com Felisberto Andrade a explicar: "Surgiu durante a pandemia, estava a acabar de ver um filme, fiquei sentado no sofá, e esta melodia pairou-me à mente. Retrata sobretudo a situação de uma pessoa, que por razões de força maior, está ausente do outro. Tento retratar como é a vida de alguém longe da pessoa que ama".

O concerto de lançamento do disco será no Centro Cultural de Cabo Verde no próximo dia 4 de maio, e no dia 15 de junho tem agendado um concerto no B.Leza. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar