Brasil brilha nos nomeados dos Óscares
Filme ‘O Agente Secreto’ está na corrida para quatro estatuetas douradas. Com 16 indicações, ‘Sinners: Pecadores’ bateu recorde da Academia.
Um ano depois de ‘Ainda Estou Aqui’, que venceu o Óscar de Melhor Filme Internacional, o Brasil volta a brilhar nas nomeações para a 98.ª edição dos prémios da Academia, anunciadas esta quinta-feira. Desta vez, e depois da ovação em Cannes e nos Globos de Ouro, ‘O Agente Secreto’, que retrata a ditadura no Recife, em 1977, conseguiu ser indicado para quatro categorias de relevo: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Drama) e Melhor Elenco, uma novidade dos próximos Óscares.
No entanto, há uma produção que conseguiu bater um recorde de nomeações: o thriller sobrenatural ‘Sinners: Pecadores’, com Michael B. Jordan num papel duplo, está na corrida para 16 estatuetas douradas. É o filme mais nomeado de sempre, à frente de ‘La La Land’, ‘Titanic’ e o clássico ‘Eva’, que chegaram às 14.
Segue-se, com 13 nomeações, ‘Batalha Atrás de Batalha’, com Leonardo DiCaprio, que também concorre para um Óscar, depois de ter vencido como Melhor Ator, em 2016, com ‘The Revenant: O Renascido’.
Depois, nas contas da Academia, há três filmes indicados para nove Óscares: ‘Marty Supreme’, que estreou na quinta-feira nas salas portuguesas, ‘Frankenstein, produzido pela Netflix e dirigido por Guillermo Del Toro, e o drama familiar ‘Valor Sentimental’.
Este filme norueguês, de Joachim Trier, sobre um realizador problemático que tenta reaproximar-se das duas filhas, chega aos cinemas nacionais para a semana e conseguiu também conquistar o júri, concorrendo para Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Realizador e tem ainda quatro indicações nas categorias de representação.
O Óscar para Melhor Elenco é uma das novidades desta edição, que vai premiar, pela primeira vez, a melhor direção de casting. Concorrem aqui ‘O Agente Secreto’, ‘Hamnet’, ‘Sinners: Pecadores’, ‘Batalha Atrás de Batalha’ e ‘Marty Supreme’.
Principais Candidatos aos Óscares
A gala da 98.ª edição dos Óscares acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, e conta, de novo, com o humorista Conan O’Brien como apresentador.
Fenómeno ‘K-Pop’ é favorito
Depois de vencer o Globo de Ouro nesta categoria, o musical colorido ‘K-Pop Demon Hunters’, uma produção da Netflix que foi um colossal sucesso de público, é o favorito a vencer na cobiçada categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação. A trama, que segue o despique entre dois grupos musicais, uma ‘girlsband’ contra uma ‘boysband’, no meio de muitos feitiços e maldições, também concorre para o Óscar de Melhor Canção Original, graças ao tema pop ‘Golden’.
Os esquecidos pela Academia
A sequela do musical ‘Wicked’ é a grande esquecida ao não obter qualquer nomeação. ‘Avatar: Fogo e Cinzas’ falhou os prémios principais e só concorre para dois Óscares. A atriz Jennifer Lawrence (por ‘Mata-te Amor’) e o ator Paul Mescal (com ‘Hamnet’) ficaram de fora.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt