‘5 Lésbicas e uma Quiche' em cena em Lisboa
Um elenco de grandes estrelas da televisão veste a pele de cinco mulheres bem-dispostas.
O produtor e encenador Paulo Sousa Costa anda sempre à procura de "boas peças para levar à cena" e quando encontrou esta sabia que lhe tinha saído uma vencedora – quanto mais não fosse pelo título. ‘5 Lésbicas e uma Quiche’, que acaba de estrear no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, é baseada num original de Evan Linder e Andrew Hobgood e, apesar de ter sido editada em 2014, situa a ação nos idos anos 50, em plena Guerra Fria.
Um grupo de mulheres, secretamente lésbicas, encontra-se para celebrar a delícia de comer – e lamber – quiches... até que, assustadas perante a eventualidade da chegada da terceira guerra mundial, ‘saem do armário’. O encenador confessa que a mensagem deste texto lhe diz muito.
"Não é verdade que tenhamos ultrapassado os nossos preconceitos e, infelizmente, nos nossos dias a homossexualidade ainda é caso de embaraço para muita gente", conta. "Mas é preciso desmistificar o tema e, de preferência, com o riso e a boa disposição."
Com um elenco composto por vedetas – Paula Neves, Teresa Tavares, Anabela Teixeira, Leonor Seixas e Joana Câncio –, o espetáculo é leve quanto baste, sem deixar de ter um toque de refrescante ironia.
PORMENORES
Fazer teatro sem apoios
Paulo Sousa Costa diz que o seu grupo, a Yellow Star Company, voltou a ficar de fora dos apoios estatais às artes, mas nem isso o demove de continuar a produzir peças. "O teatro é como um desporto radical: correm-se muitos riscos, mas vale a pena."
Em cena até final de maio
‘5 Lésbicas e uma Quiche’ vive do lema "Nada de homens! Nada de carne! Só boas maneiras!" e é para ver no Teatro Armando Cortez de quinta-feira a sábado às 21h30 e nos domingos às 18h00, até dia 27 de maio. O preço dos bilhetes varia entre os 15 e os 18 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt