A importância de falar dos traumas
Natália Luiza encena peça que protagonizou na Comuna há três décadas.
Foi há 31 anos que Natália Luiza, então na qualidade de atriz, protagonizou, na Comuna, em Lisboa, ‘A Senhora Klein’, peça de Nicholas Wright que dramatiza a vida da psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960). Mais de três décadas depois, agora como encenadora no Teatro Meridional, decidiu voltar a um texto “que nos toca diretamente, que fala da importância das emoções na nossa vida, que nos ajuda a perceber como o autoconhecimento é essencial para a nossa felicidade”. “É engraçado que não me lembrava de uma única frase da peça do Nicholas Wright”, admite ao CM. “Mas lembrava-me de ter sido um projeto importante para mim. Quando reli o texto, percebi que toca em temas essenciais, de que é mesmo preciso falar”, acrescenta.
Em cena, uma tríade de mulheres, todas dedicadas à psicanálise, todas às voltas com as suas memórias e traumas. “A ação expõe as feridas destas mulheres – feridas que todos nós transportamos dentro de nós, que vêm da infância e que é preciso abordar. Fugir não adianta. Há que processar, que resolver. Só assim poderemos evoluir”, sublinha a encenadora, que convidou para este trabalho “três atrizes com quem tinha grande afinidade”: Ana Catarina Afonso, Raquel de Oliveira e Nídia Roque.
Sobre a possível receção do espetáculo por parte do público, Natália Luiza admite curiosidade. “Há 30 anos foi um espetáculo muito procurado pelo público, bem acolhido. Agora pergunto-me como será. Espero que ressoe no coração das pessoas, porque tem esse dom de nos tocar”, conclui.
'A Senhora Klein' estará no Teatro Meridional, em Lisboa, de quarta a domingo, até 9 de novembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt