Ana Laíns leva espetáculo inédito ao CCB
Cantora reúne 22 convidados de peso.
Fado, cante alentejano, morna, samba, semba, MPB, marrabenta e lusofonia em toda a sua expressão é o ponto de partida e de chegada para um mega espetáculo que Ana Laíns, embaixadora da Associação ‘8 Séculos de Língua Portuguesa’, leva ao palco do Grande Auditório do CCB no próximo dia 4 de julho.
Para o concerto, que marca o encerramento das comemorações dos oito séculos de língua portuguesa, Ana Laíns convidou um leque de artistas de luxo, entre os quais Aline Frazão (Angola), Celina Pereira (Cabo Verde), Ivan Lins e Valéria Carvalho (Brasil), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Paulo de Carvalho e Joaquim de Almeida (Portugal), num total de 22 convidados, dos quais sete são instrumentistas.
"A ideia inicial era fazer um concerto só meu, mas depois decidi fazer algo mais dinâmico e transversal. Este é um concerto de partilha e respeito pela identidade dos outros", começa por explicar Ana Laíns. "Fui buscar artistas com os quais me identifico. São pessoas com história nos seus países ou pessoas que podem vir a ajudar a construí-la."
São músicos, letristas, compositores, cantores e declamadores que juntos vão cruzar experiências, culturas e comungar a língua portuguesa, escrita, cantada e falada.
O concerto, que contará com três temas inéditos em colaboração com José Eduardo Agualusa, João Gil, Nuno Júdice e Luiz Caracol, será gravado para posterior edição em CD. "Um dos grandes objetivos passa por ter um objeto físico que represente estas comemorações", adianta a cantora, que para já deixou na gaveta o seu próximo disco a solo. "Fica em stand by para sair em 2016. Eu não podia deixar de agarrar este projeto para representar a Associação ‘8 Séculos de Língua Portuguesa’, afinal de contas eu sou uma apaixonada pelo nosso país."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt