"Anora" arrecada cinco estatuetas douradas e "O Brutalista" três: Veja a lista completa dos vencedores dos Óscares
"Ainda Estou Aqui" foi considerado o Melhor Filme Internacional, mas Fernanda Torres não levou o prémio de Melhor Atriz.
A 97ª cerimónia dos Óscares – para prestigiar a sétima arte – decorreu este domingo, pelo 24ª ano consecutivo, no Dolby Theatre, em Hollywood, Los Angeles, EUA. Ao comando da noite mais glamorosa do ano esteve, pela primeira vez, o humorista e apresentador de televisão Conan O'Brien.
A corrida pela estatueta dourada, de bronze sólido e banhada a ouro de 24 quilates, englobou, este ano, 23 categorias. A cerimónia teve início com a Red Carpet, onde, as estrelas de cinema posaram para os fotógrafos para mostrar os looks escolhidos para a noite mais esperada do ano.
O primeiro Óscar a ser entregue foi o de Melhor Ator Secundário. Kieran Culkin foi o grande vencedor pelo filme "A Verdadeira Dor". A esta estatueta dourada junta o Globo de Ouro que ganhou na mesma categoria.
Zoe Saldaña conseguiu, com o papel em "Emilia Pérez", subir ao palco para receber o Óscar de Melhor Atriz Secundária. Visivelmente emocionada, a atriz agradeceu aos familiares, alguns presentes na plateia a aplaudir o sucesso de Zoe. Fez também questão de lembrar que é "a primeira americana de origem dominicana a aceitar um Óscar". "El mal", canção que se pode ouvir em "Emilia Pérez" foi eleita a Melhor Canção Original.
O primeiro reconhecimento da noite para "O Brutalista" foi o prémio de Melhor Fotografia. O segundo foi na categoria de Melhor Banda Sonora. O terceiro foi com Adrien Brody, já na reta final da cerimónia, a subir ao palco para receber a estatueta dourada de Melhor Ator. Consegue, assim, o segundo Óscar da carreira.
O galardão de Melhor Filme Internacional vai para a história do cinema brasileiro. "Ainda Estou aqui" conquistou o prémio, entregue por Penelope Cruz. A Eunice de Fernanda Torres não foi suficiente para ganhar o Óscar de Melhor Atriz, o discurso desta categoria foi feito por Mikey Madison, uma 'stripper' em "Anora".
Sean Baker subiu ao palco quando se sagrou o Melhor Realizador, pelo filme "Anora". Este filme foi o mais premiado da noite ao vencer cinco categorias: Melhor Argumento Original; Melhor Edição; Melhor Realizador; "Melhor Atriz" e Melhor Filme.
O prémio de Melhor Filme de Animação foi entregue a "Flow", que conta a história de um gato solitário cuja casa é devastada pelas cheias". "In the Shadow of the Cypress" arrecadou o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação.
A estatueta de Melhor Curta-Metragem de Documentário foi atribuída a "the Only Girl in the Orchestra” e a de Melhor Documentário a "No other Land".
"Robot Selvagem", de ficção científica, ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem de Ficção.
O prémio de Melhor Guarda-Roupa foi entregue, pela primeira vez, a um homem negro. Paul Tazewell subiu ao palco para receber o galardão pelo desemprenho no filme "Wicked". O segundo prémio que o filme recebeu foi na categoria de Melhor Produção.
"Dune: Parte Two" recebeu simultaneamente, com a diferença de poucos minutos, os Óscares de Melhor Som e de Melhores Efeitos Visuais.
"Conclave" ganhou apenas um Óscar, o de Melhor Argumento Adaptado.
A categoria de Melhor Caracterização foi entregue ao filme "A Substância", protagonizado pela atriz Demi Moore, que estava nomeada para Melhor Atriz.
A cerimónia foi pautada por momentos musicais e homenagens.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt