Joana Mendes
JornalistaNa 97ª cerimónia dos Óscares no Dolby Theatre em Hollywood, Los Angeles, foram entregues, este domingo, 23 estatuetas douradas para prestigiar a sétima arte.
O espetáculo de Hollywood foi apresentado, pela primeira vez, por Conan O'Brien e, para além da entrega dos prémios da sétima arte, contou também com algumas homenagens e momentos musicais. No topo da corrida está o filme "Anora" que ganhou, ao todo, cinco Óscares. A brasileira Fernanda Torres perdeu o prémio de Melhor Atriz para Mikey Madison que, surpreendentemente, levou a estatueta dourada para casa.
"O Brutalista" foi chamado três vezes ao palco, a primeira pela categoria de Melhor Fotografia, a segunda para Daniel Blumberg receber o prémio de Melhor Banda Sonora e, por fim, para Adrien Brody fazer o discurso de Melhor Ator.
Cerimónia acompanhada pela jornalista Joana Mendes.
"Anora" arrecada a estatueta de Melhor Filme
"Anora" ganhou a estatueta de Melhor Filme. Ao todo arrecadou esta noite cinco Óscares - Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Argumento Original, Melhor Realizador e Melhor Atriz.
Mikey Madison ganha o Óscar de Melhor Atriz
Mikey Madison supreendeu ao ganhar o Óscar de Melhor Atriz. “Isto é muito surreal”, foram as primeira palavras da atriz que, nervosa, leu um discurso que levava escrito numa folha de papel.
A atriz de 25 anos, tem uma carreira de sete anos em Hollywood, tendo-se tornado mais conhecida do público depois de ‘Era Uma Vez... Em Hollywood’, de Quentin Tarantino. Em ‘Anora’ brilha como uma stripper num papel que foi escrito para ela por Sean Baker.
Sean Baker receber prémio de Melhor Realizador
Sean Baker volta a subir ao palco para receber pela terceira vez. Agora para receber o prémio de Melhor Realizador pelo filme "Anora".
O galardão de Melhor Edição e de Argumento Original foi entregue também a Anora.
Prémio de Melhor Ator entregue a Adrien Brody
O prémio de Melhor Ator foi entregue a Adrien Brody. O Ator é o protagonista de "O Brutalista". Adrien era um forte candidato à estatueta depois de ter conquistado o Globo de Ouro. Este é o segundo Óscar nesta categoria ,depois de ter vencido, em 2003, com “O Pianista”.
Em palco, Adrien agradeceu à companheira Georgina e à restante família: "O Papsy vai voltar para casa como um vencedor".
"O Brutalista" venceu o prémio de Melhor Banda Sonora Original.
Oprah Winfrey e Whoopi Goldberg prestam homenagem ao produtor musical Quincy Jones
Oprah Winfrey e Whoopi Goldberg subiram a palco para prestar homenagem ao produtor musical Quincy Jones que morreu em 2024.
"A minha vida mudou para sempre e para melhor depois de o conhecer”, disse Oprah Winfrey.
Melhor Banda Sonora Original vai para "O Brutalista", o segundo prémio da noite
É o segundo Óscar que o "O Brutalista" arrecada esta noite. Antes do prémio de Melhor Banda Sonora, o filme já tinha vencido a estatueta dourada de Melhor Fotografia.
A banda-sonora ficou a cargo de Daniel Blumberg.
"Ainda Estou Aqui" conquista o Óscar de Melhor Filme Internacional
"Ainda Estou Aqui" conquista o Óscar de Melhor Filme Internacional. O filme de Walter Salles fica na história do cinema brasileiro. A história conta com Eunice que é obrigada a criar sozinha os cinco filhos depois de o marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser levado pelos militares. Convicta do assassinato do marido, Eunice assume como missão de vida lutar para saber o que aconteceu ao marido e a outros brasileiros durante a ditadura militar.
O prémio foi entregue por Penelope Cruz.
"O Brutalista" consegue o primeiro reconhecimento da noite com o Óscar de Melhor Fotografia
"O Brutalista" consegue o primeiro reconhecimento da noite com o Óscar de Melhor Fotografia.
"Robot Selvagem" ganha o prémio de Melhor Curta-Metragem de Ficção
"Robot Selvagem" ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem de Ficção. O filme de ficção científica segue as aventuras de Roz, uma robot que sobreviveu a um naufrágio e que atraca numa ilha deserta onde tem de se relacionar com animais selvagens.
Óscares de Melhor Som e de Efeitos Visuais atribuído a "Dune: Part Two”
O Óscar de Melhor Som foi atribuido ao filme "Dune: Part Two”. Minutos depois, o mesmo filme ganhou outro galardão, o de Efeitos Visuais.
O prémio de Melhor Som foi anunciado por Miles Teller e Miley Cyrus. Já o de Efeitos Visuais foi entregue por Rachel Zegler e Gal Gado.
1 / 3
Bombeiros homenageados pelo combate dos incêndios florestais que devastaram Los Angeles
Na cerimónia dos Óscares foram homenageados os bombeiros que fizeram parte das equipas que combateram os incêndios florestais que devastaram Los Angeles.
O público aplaudiu de pé os profissionais.
1 / 3
“The Only Girl in the Orchestra” arrecada a estatueta de Melhor Curta-Metragem de Documentário e "No other Land" a de Melhor Documentário
O prémio de Melhor Curta-Metragem de Documentário foi entregue a “The Only Girl in the Orchestra” e o de Melhor Documentário a "No other Land" Os vencedores foi anunciado por Selena Gomez e Samuel L.jackson.
1 / 3
"El mal" é eleita a Melhor Canção Original
"El mal", de "Emilia Pérez" foi eleita a Melhor Canção Original". Com esta conquista o filme soma mais um estatueta dourada, com a primeira a ser ganha por Zoe Saldaña considerada a Melhor Atriz Secundária. A Música é de Clément Ducol e Camille, com letra de Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard.
O galardão foi entregue por Mick Jagger.
1 / 2
"Wicked" consegue o segundo Óscar com Melhor Produção
"Wicked" consegue o segundo Óscar da noite com Melhor Produção. Recorde-se que o filme já tinha ganho o prémio de Melhor Guarda-Roupa.
Zoe Saldaña sagra-se a Melhor Atriz Secundária
O papel em "Emilia Pérez" valeu a Zoe Saldaña o Óscar de Melhor Atriz Secundária, o primeiro da sua carreira. Ao chegar ao palco, Zoe grita várias vezes pela "Mamã" que, segundo a atriz, estava na plateia.
“Estou chocada com esta honra. Sou a primeira americana de origem dominicana a aceitar um Óscar e sei que não serei a última. Receber um prémio onde posso cantar e falar em espanhol - isto é para a minha avó", disse Zoe emocionada.
A atriz deixou ainda uma palavra para o marido, sentado a aplaudir a mulher, e os três filhos: “Tudo o que fiz de corajoso, escandaloso e bom na minha vida foi graças a vocês”.
1 / 2
"Anora" ganha o galardão de Melhor Edição
O galardão de Melhor Edição vai para "Anora". O realizador norte-americano Sean Baker consegue o primeiro Óscar por 'Anora', o seu oitavo filme. Esta é a segunda vitória do filme na 97ª cerimónia dos Óscares.
Homenagem a James Bond, o agente secreto de "007"
O agente secreto James Bond foi homenageado com Doja Cate, Lisa dos Backpink, Raye e Margot Qualley a interpretaram êxitos de "007". Raye terminou a atuação com uma interpretação de "Skyfall".
1 / 5
"A Substância" vence a categoria de Melhor Caracterização
O prémio de Melhor Caracterização vai para "A Substância", protagonizado por Demi Moore, nomeada para Melhor Atriz.
"A Substância", em que Demi Moore interpreta uma grande estrela de cinema, encontra-se também na corrida para Melhor Filme.
Melhor Argumento Original entregue a "Anora". "Conclave" ganha a estatueta dourada de Melhor Argumento Adaptado
Melhor Argumento Original foi o primeiro prémio que "Anora" ganhou esta noite. O argumento do filme é assinado por Sean Baker.
"Conclave" ganhou a estatueta dourada de Melhor Argumento Adaptado, guião é assinado por Peter Straughan.
1 / 2
"Wicked" ganha o prémio de Melhor Guarda-Roupa
"Wicked" ganhou o prémio de Melhor Guarda-Roupa. Paul Tazewell agradeceu o prémio, afirmando ser o primeiro homem negro a ganhar um prémio de figurino. O figurinista dirigiu-se às atrizes Ariana Grande e Cynthia Erivo, nomeadas para os Óscares pela mesma produção.
"Flow" ganha o Óscar de Melhor Filme de Animação e "In the Shadow of the Cypress" a Melhor Curta-Metragem de Animação
Flow ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação. O filme conta a história de um gato solitário cuja casa é devastada pelas cheias.
A estatueta dourada para Melhor Curta-Metragem de Animação foi para "In the Shadow of the Cypress".
1 / 2
Kieran Culkin vence o Óscar de Melhor Ator Secundário
Kieran Culkin venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário pelo filme "A Verdadeira Dor". Kieran já tinha vencido a mesma categoria nos Globos de Ouro. O ator interpreta Benji, que com o primo David vai em peregrinação familiar à Polónia para ver a casa de infância da avó, que sobreviveu aos campos nazis durante a II Guerra Mundial.
Kieran Culkin agradeceu a Robert Downey, ator e produtor norte americano, que lhe entregou a estatueta dourada.
"Isto significa muito para mim vindo de si", afirmou o ator.
Kieran agradeceu também ao escritor e realizador do filme "A Verdadeira Dor": “Agradeço-te por este filme. És um génio".
1 / 2
Conan O'Brien apresenta o espétaculo
O humorista e apresentador Conan O'Brien assume, pela primeira vez, o comando da cerimónia. Antes de entrar em palco, o seu nome foi anunciado através de um vídeo em que o apresentador aparece a injetar uma droga que faz alusão à personagem de Demi Moore no filme "A Substância".
RTP, serviço público de televisão, transmite cerimónia dos óscares em inglês, sem tradução
A cerimónia dos Óscares desta noite está a ser transmitida em direto pela RTP1 - serviço público de televisão - em inglés, sem tradução.
Ariana Grande abre a cerimónia com "Somewhere Over the Rainbow"
A abertura da cerimónia foi ao som de Ariana Grande, nomeada como Melhor Atriz Secundária em "Wicked". Vestida com um vestido vermelho de lantejoulas e com pano de fundo de uma lua e um ceú estrelado, a cantora abriu o espétculo com "Somewhere Over the Rainbow".
Cynthia Erivo, na corrida à estatueta como Melhor Atriz também por "Wicked", juntou-se a Ariana Grande.
1 / 2
Começa a cerimónia dos Óscares
Fernanda Torres revela o seu desejo na 'Red Carpet'
O valor da estatueta dourada
As estatuetas feitas em bronze e banhadas em ouro de 24 quilates tem um valor que ronda os 380 euros A estatueta tem 34 centímetros de altura e pesa cerca de 3,8 quilos.
Os looks dos nomeados para Melhor Realização
1 / 6
Os looks dos nomeados para Melhor Ator
1 / 9
Os looks dos nomeados para Melhor Ator Secundário
1 / 7
Os looks das nomeadas para Melhor Atriz Secundária
1 / 9
Os looks das nomeadas para Melhor Atriz
1 / 10
Primeiros convidados começam a chegar à 'Red Carpet'
A 'Red Carpet' da 97ª cerimónia dos Óscares já foi inaugurada. Até ao momento, o preto e branco são as cores de destaque que contrastam, inevitavelmente, com a cor que marcará para sempre a cerimónia - o dourado que faz jus à estatueta entregue aos vencedores das 23 categorias.
As cores mais vibrantes que, esta noite, já passaram pela passadeira foi o vermelho, cor-de-rosa e verde.
A brasileira Fernanda Torres, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz pelo papel no fime "Ainda Estou Aqui" já chegou à cerimónia, acompanhada pelo realizador Walter Salles.
1 / 24
De que material são feitas as estatuetas douradas?
As estatuetas dos Óscares são, atualmente, de bronze sólido e banhadas a ouro de 24 quilates, segundo o site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Mas nem sempre foi assim. Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de materiais, as estatuetas foram feitas, durante três anos, de gesso pintado. Terminada a guerra, as figuras passaram a ser de metal banhado a ouro.
A base da estatueta é de metal preto. O Óscar tem 34,3 centímetros de altura e pesa 3,9 quilogramas.
Envelopes com os resultados dos vencedores chegam ao Dolby Theatre
Os envelopes secretos com os resultados dos vencedores desta noite já chegaram ao local de cerimónia. Na imagem é possível ver que estão guardados a sete chaves em pastas pretas.
Qual é o menu do jantar das estrelas de Hollywood?
Antes do início da entrega das estatuetas douradas, as estrelas de Hollywwod têm direito a um belo jantar. A NBC News teve acesso ao menu de degustação. Para a entrada foi escolhida uma burrata com tomate, o prato principal contempla um de carne - costeletas coreanas braseadas - e um de peixe - robalo mexicano do pacífico. As delícias das 100 estrelas esperadas esta noite no Dolby Theatre, serão ao sabor de uma mousse de chocolate ou bolo de mousse de frutos silvestres.
23 estatuetas douradas vão ser entregues esta noite
A cerimónia dos Óscares este ano conta com 23 categorias: Melhor Filme; Melhor Realização;Melhor Atriz; Melhor Ator; Melhor Ator Secundário; Melhor Atriz Secundária; Melhor Argumento Original; Melhor Argumento Adaptado; Melhor Filme Internacional; Melhor Documentário; Melhor Curta-Metragem Documental; Melhor Filme de Animação; Melhor Curta-Metragem de Animação; Melhor Curta-Metragem de Ficção; Melhor Banda Sonora Original; Melhor Canção Original; Melhor Montagem; Melhor Som; Melhores Efeitos Visuais;Melhor Fotografia; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Cabelo e Maquilhagem; Melhor Design de Produção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.