António Variações regressa em filme e em disco
A banda sonora do filme, com um inédito, chega no dia seguinte à estreia nos cinemas (23 de agosto).
No ano em que se assinalam os 35 anos da morte de António Variações, os cinéfilos e amantes da música portuguesa iniciaram já a contagem decrescente para a estreia do filme biográfico do cantor, ‘Variações’, que chega às salas a 22 de agosto.
Um dia depois da estreia do filme nas salas de cinema vai ser lançado um novo disco com a banda sonora da película, onde se revela pelo menos um tema inédito dos muitos que Variações deixou por gravar.
A sede criativa de Variações, que intuitivamente cruzava os sons mais tradicionais (como o folclore ou o fado) com referências ouvidas na rua, é precisamente uma das nuances da personalidade artística do cantor bem exploradas no filme de João Maia e magistralmente protagonizado por Sérgio Praia, que demorou dez anos a preparar-se para o papel devido "a atrasos na produção", segundo afirmou à agência Lusa.
Variações, por seu turno, que nunca chegou a aprender música, anotava sistematicamente versos num caderninho de apontamentos e gravava sozinho em casa.
Às vezes, fazia-o com a ajuda de uma caixa de ritmos (outras vezes nem isso!), mas sempre num processo criativo solitário e visceral que, para bem de todos nós, ficou registado num pequeno gravador de cassetes portátil.
É graças a esse utensílio básico mas resistente ao tempo que hoje podemos ouvi-lo de novo a cantar na casa de banho (como gostava, por causa do eco) e até em canções que ainda não conhecíamos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt