Barbies mudam-se para o Portugal dos Pequenitos
Exposição apresenta mais de 300 bonecas.
Fazem parte da infância de todos as crianças, umas por adorá-las, outras por não as poderem ver à frente. Mais de 300 Barbies vão encher o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, e fazer as delícias de crianças e graúdos.
A exposição, organizada e divulgada pela Fundação Bissaya Barreto, foi inaugurada esta quarta-feira e pode ser vista pelo público a partir da próxima quinta-feira.
As 300 bonecas foram doadas por Ana Salazar Silva e Ana Sofia Ferreira dos Santos. A exposição passa assim a fazer parte do património lúdico do parque, como se lê no site da Fundação.
(foto da exposição)
Nos meses de julho e agosto, vão decorrer no Portugal dos Pequenitos várias atividades que celebram a imagem da Barbie, como pinturas faciais.
BONECA ‘ADOLESCENTE’
A boneca Barbie é ‘filha’ Ruth Handler, presidente da empresa de brinquedos Mattel, e do seu marido Elliot Handler, co-fundador da companhia.
Loira e de olhos azuis, a Barbie nasceu em 1959 e desde logo chamou a atenção das crianças norte-americanas por ser uma boneca ‘adolescente’ e não a típica criança. Com maquilhagem e vários acessórios, a Barbie passou a ser o protótipo do que as meninas queriam ser quando crescessem.
(imagem da primeira Barbie)
E como uma jovem adolescente só pensa em paixões e namorados, a Mattel lançou em 1961 o Ken, o boneco que acompanhava a Barbie para todo o lado.
BARBIE E O MUNDO
Ao longo dos anos, a popularidade da boneca americana foi crescendo exponencialmente. Perante este sucesso, a Mattel decidiu criar Barbies que assinalassem épocas, eventos e que representasse um pouco de cada cultura.
Nos anos 80, a companhia de brinquedos lançou uma coleção étnica da boneca, que vestia roupas típicas de vários países, como Brasil, França e Japão.
Na década de 90, os criadores de moda estavam de tal maneira apaixonados pela Barbie que decidiram criar figurinos exclusivos para a boneca. Christian Dior, Coco Chanel e Giorgio Armani foram alguns dos estilistas que deram o seu ‘toque pessoal’ a um dos brinquedos preferidos da América.
Com o passar dos anos, a Barbie já assumiu várias profissões, diferentes estilos, visuais extravagantes e até assumiu o look de algumas personalidades, como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe.
IMAGEM IDEAL
Muitas mulheres fazem de tudo para terem a figura esguia da Barbie e os seus traços perfeitos. Mas e se fossem a boneca a imitar-nos? Um artista norte-americano concebeu uma Barbie com base em medidas reais. Nickolay Lamn apresentou ao mundo um modelo 3-D de uma boneca mais baixa, mais roliça e de ancas largas.
Clique na imagem para ver a fotogaleria 'Mulheres com corpo de 'Barbie'... e ainda um 'Ken''.
Leia também o artigo: ‘E se a Barbie fosse uma mulher comum?’
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt