page view

Barbies: colecionadores juntos em Lisboa

Portugueses investem milhares de euros em bonecas.

19 de abril de 2015 às 09:09

Brincou com Barbies na sua infância?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Brincou com Barbies na sua infância?

A paixão pela Barbie juntou 50 colecionadores dos quatro cantos do País, este fim de semana, em Lisboa, para participarem na 2.ª Convenção Nacional da boneca da Mattel. Cada um dos amantes da Barbie pagou 100 euros para poder participar na iniciativa. A convenção não só lhes permitiu ver bonecas únicas como lhes deu a hipótese de aprenderem a fazer acessórios para as Barbies.

Raúl Lopes, um arquiteto de 32 anos, quis ir mais longe e decidiu participar no concurso que desafia os colecionadores a criar as próprias Barbies. Recriou a banda portuguesa Doce, exatamente como atuaram no Festival da Canção de 1982.

"Lembrei-me que teria de ser obrigatoriamente uma figura nacional, temos tantas dos anos 80 com um figurino forte. Após alguma reflexão e pesquisa não havia ninguém melhor que as Doce", explicou Raúl Lopes.

Rui Valentim, por sua vez, conta com 400 Barbies na coleção. Já perdeu a conta aos milhares de euros que gastou. Aproveitou o evento para expor as fotografias que tem tirado às bonecas. As Barbies acompanham-no sempre nas várias viagens que faz pelo mundo.

"Quando viajo acabo por levar sempre uma boneca comigo ou compro nos países onde vou. Por graça, fotografo-as ao pé dos monumentos ou perto de algum sítio que evidencie o local onde estou", contou o colecionador.

Colecionadores de Barbies juntam-se em Lisboa

Já Ana Valente tem 45 bonecas da Mattel, que começou a colecionar há 17 anos quando vivia nos Açores. Trocou o arquipélago por Lisboa, mas trouxe todas consigo.

"Às vezes o meu marido diz: ‘Bem, o meu escritório parece uma casa de brinquedos’. É muito giro, gosto muito, é uma paixão mesmo muito grande", sublinhou Ana Valente.

Os milhares de fãs que a Barbie tem conquistado por todo o mundo fazem da boneca um sucesso que nem a crise ou outros fenómenos de venda conseguem abalar.

"Os brinquedos são um negócio de modas. O ano passado tivemos uma Violeta que tornou a nossa vida um bocadinho menos cor de rosa. Há marcas que vão e veem, a grande vantagem da Barbie é que tem-se mantido sempre", afirmou Sara Marçal, da Mattel.

Doidos por Barbies

No final do primeiro dia da convenção, todos os colecionadores levaram mais uma Barbie para guardarem religiosamente. A designer de joias Rosarinho Cruz deu um toque especial à boneca de oferta com uma joia exclusiva.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8