Cinemateca Portuguesa distinguida por festival espanhol
Festival Internacional de Cinema de Huelva homenageou a instituição por "mais de 75 anos de história".
A Cinemateca Portuguesa vai ser distinguida pelo Festival Internacional de Cinema de Huesca, marcado para junho, numa edição em que Portugal será o país convidado, anunciou esta quinta-feira o evento espanhol.
A Cinemateca receberá o Prémio Pepe Escriche pelos "mais de 75 anos de história, durante os quais nunca deixou de manter vivo o legado, o património e o valor da sétima arte em benefício de todos os setores da sociedade", elogia o festival em comunicado.
O galardão será entregue a 5 de junho, na abertura da 54.ª edição do festival e, sendo este um evento dedicado a curtas-metragens, está prevista uma sessão com curtas-metragens portuguesas clássicas, programada pela Cinemateca.
O Festival Internacional de Cinema de Huesca, marcado de 5 a 13 de junho no nordeste de Espanha, anunciou este mês que Portugal seria o "país de honra", que "marcará transversalmente a programação", com convidados, tributos e projeções especiais.
"É importante estreitar laços culturais com os nossos vizinhos, acreditamos firmemente que se podem gerar muitas sinergias e esta decisão procura apoiar estas convicções. Queremos que Huesca e o seu festival sejam pontos de referência para qualquer agente da indústria cinematográfica mundial", disse a diretora do festival, Estela Rasal, citada no comunicado.
A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, em Lisboa, tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico, tendo recebido em 2018 a Medalha de Mérito Cultural do governo português pela preservação e promoção daquele património português e mundial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt