Coleção de arte vale 1,5 milhões
149 peças eram de neta do fundador do BES.
A coleção de arte de Ana Maria Espírito Santo Bustorff Silva, tia de Ricardo Salgado e neta de José Maria Espírito Santo Silva, fundador do BES, vai hoje a leilão em Londres, Inglaterra. A Christie’s vai colocar à venda, a partir das 11h00, 149 peças, desde porcelanas a pinturas e mobiliário. De acordo com o catálogo, a coleção da família atingida pela crise do BES/GES poderá atingir um valor de 1,5 milhões de euros.
A peça em maior destaque é uma taça chinesa do período Qianlong (1750-1755), que poderá ser arrematada por 140 mil euros. Seguem-se dois quadros de Jean-Baptiste Pillement (1728-1808), que podem atingir os 84 mil euros. Por cerca de 70 mil euros, a Christie’s espera vender uma cómoda criada por André-Louis Gilbert. A peça de madeira coberta com mármore (1772) está avaliada no mesmo valor que um conjunto de quatro cadeiras Louis XVI, criadas por Louis-Madeleine Pluvinet.
Ana Maria Espírito Santo, que morreu em abril do ano passado, aos 86 anos, era mãe de Maria João Bustorff, ex-ministra da Cultura. O seu pai, Ricardo Espírito Santo Silva, ficou conhecido como um dos maiores colecionadores de arte de Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt