Cristiano Ronaldo é estímulo para aprender português
CR7 e futebol são incentivos para jovens canadianos conhecerem a língua.
Cristiano Ronaldo e o futebol estimulam a aprendizagem da língua portuguesa no Canadá, disse à agência Lusa Ana Jesus, diretora da Escola de Português em Cambridge, no sul do país.
"Apesar de não falarem português e de nem sempre terem grande iniciativa em casa, há símbolos que eles continuam a reconhecer. Cristiano Ronaldo e o futebol continuam a ser os principais incentivos para os jovens aprenderem português, principalmente os mais novos", disse Ana Jesus.
A diretora da Escola de Português de Cambridge, de 37 anos, que integra a Direção Escolar da Região de Waterloo, explicou que todos "querem jogar futebol e querem ser como o Cristiano Ronaldo", e que essa identificação ajuda na aprendizagem.
A importância do internacional português é, aliás, o tema de um curso na Universidade da Colúmbia Britânica, oeste do Canadá, que analisa como se "constrói a lenda do futebolista" e o que "representa o jogador para a diáspora portuguesa".
Lusodescendentes mantêm identidade lusitana
"Os lusodescendentes, tanto de segunda como de terceira geração, continuam a não se identificar como canadianos, mas sim como portugueses, porque procuram algo que lhes ensine um pouco mais sobre a cultura portuguesa", acrescentou a professora, natural de Tramagal, no distrito de Santarém.
"Desde que o Instituto Camões passou a ter a tutela do ensino do Português no estrangeiro, neste caso no Canadá, passámos a ter muitos mais apoios. Os alunos passaram a ser certificados, mas o interesse dos pais ainda não chegou àquilo que gostaríamos de ter. Falta dar aquela força aos alunos para se interessarem e para tentarem ir um pouco mais além", sublinhou.
A Escola de Portuguesa de Cambridge conta com cerca de 150 alunos, tem sete professores e instrutores, que lecionam cerca de duas horas e meia por semana. Uma das principais dificuldades sentidas por Ana Jesus é a "falta de interesse de alguns pais", que muitas das vezes "limitam-se apenas a inscrever os filhos nas aulas".
Cambridge, cidade canadiana localizada no sudoeste da província do Ontário, tem cerca de 140 mil habitantes, dos quais cerca de 40 mil são portugueses e lusodescendentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt