Documentário histórico de Manoel de Oliveira
O histórico documentário ‘Acto da Primavera’ de Manoel de Oliveira vai ser exibido no próximo dia 10, às 18h00, no Cineteatro Louletano. O filme, de 1962, é uma obra marcante do cinema etnográfico português. <br/><br/>
‘Acto da Primavera’, co-realizado por Manoel de Oliveira com António Reis, António Soares e Domingos Carneiro, apresenta-nos, através de uma encenação, a celebração popular da Paixão de Cristo, festa tradicional da aldeia transmontana da Curalha. "Trata--se de uma representação popular do ‘Auto da Paixão’, segundo o texto medieval de Francisco Vaz de Guimarães", explica o texto de apresentação deste documentário de longa--metragem. Nas imagens é apresentada "a atmosfera duma comunidade que, além das fainas e dos ritmos quotidianos, se transfigura em seus rituais ingénuos mas sinceros", continua o texto.
Depois de alguns filmes de Leitão de Barros, ‘Acto da Primavera’ é uma das primeiras ‘docuficções’ nacionais. É ainda "uma das obras contemporâneas do cinema etnográfico praticado por Jean Rouch e, nesse contexto, obra marcante no domínio da antropologia visual: prática que tinha e viria a ter importantes contribuições em Portugal", refere a organização da iniciativa, a cargo da Câmara de Loulé.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt