Elísio Summavielle será o novo presidente do CCB
João Soares fez ultimato a António Lamas.
Pergunta CM
Elísio Summavielle é uma boa escolha para presidente do CCB?
Elísio Summavielle deverá ser o novo presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), sabe o CM. O antigo responsável pela Direção-Geral do Património Cultural, cargo que abandonou em 2012, é a escolha do ministro João Soares para liderar os destinos do CCB.
De recordar que na passada sexta-feira, o governante fez um ultimato a António Lamas, o atual detentor do cargo. "O presidente do CCB tem de sair. E se não sair, eu, na segunda-feira, seguramente o demitirei, usando os instrumentos legais de que disponho", afirmou Soares.
O ministro acusa Lamas de uma gestão "pouco prudente", exemplificando a mesma com os "seis milhões de euros das reservas que foram gastos nos últimos tempos". A contribuir para a cisão entre Soares e Lamas está ainda o projeto de gestão integrada do eixo Belém-Ajuda, cuja estrutura de missão foi extinta.
António Lamas, que optou por não reagir às palavras do ministro, assumiu a presidência do CCB em outubro de 2014, ocupando o cargo de Vasco Graça Moura, que morreu em abril do mesmo ano.
A escolha de Summavielle deve ser oficializada por João Soares na próxima semana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt