Espólio musical da Casa de Bragança em Mafra

Projeto meticuloso levou à catalogação de parte da documentação musical adquirida pelos sucessivos membros da família real portuguesa.

03 de dezembro de 2025 às 01:30
Palácio Nacional de Mafra Foto: João Miguel Rodrigues
Catálogo do Arquivo Musical da Fundação da Casa de Bragança Foto: DR
Espólio musical da Casa de Bragança em Mafra a 4 de dezembro Foto: DR

1/3

Partilhar

A Fundação da Casa de Bragança (FCB) vai mostrar ao público o resultado da catalogação de parte da documentação musical adquirida pelos sucessivos membros da família real portuguesa. A apresentação decorre no Palácio Nacional de Mafra, quinta-feira (15h30) e termina com um concerto de música barroca.

Sendo a música uma das artes mais apreciadas pelos sucessivos Duques de Bragança que habitaram o Paço Ducal de Vila Viçosa, o arquivo da FCB, constituído por 14 núcleos temáticos, cerca de 650 livros e 210 caixas de documentos manuscritos e impressos dos séculos XVII ao XX, é uma herança musical única. Já no início do século XVII, a fundação inaugurou uma escola de música, denominada de Colégio dos Santos Reis Magos, que produziu também parte do espólio, e que recebia crianças de famílias desfavorecidas para aprenderem música e canto de modo a integrarem as cerimónias religiosas celebradas na Capela do Paço Ducal. Agora, fruto de uma parceria entre a FCB e o CESEM - Centro de Estudos em Música, nos últimos anos foi desenvolvido um extenso e meticuloso trabalho de análise e descrição dos documentos integrados nos núcleos A, C e D, e que resultou na edição de um catálogo impresso e enriquecido com cinco estudos científicos, com coordenação técnica e científica de Alberto Medina de Seiça, Zuelma Duarte Chaves e Vicente Fino.

Pub

A apresentação do Catálogo do Arquivo Musical da FCB contará com a presença da equipa de investigadores e técnicos que trabalharam no projeto. O concerto final integra-se no ciclo Maria Bárbara de Bragança, comemorando o aniversário do nascimento desta infanta portuguesa, que, enquanto rainha de Espanha, foi uma das principais dinamizadoras da arte musical na corte de Madrid.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar