Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Dom Duarte de Bragança não vai votar

O chefe da Casa Real Portuguesa não vai participar nas Presidenciais. D. Duarte Pio de Bragança considera que os candidatos a Belém são todos “muito bons”, mas nenhum deles irá contar com o seu voto no próximo domingo.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
D. Duarte elogia os candidatos, mas não lhes dá o seu voto
D. Duarte elogia os candidatos, mas não lhes dá o seu voto FOTO: Marta Vitorino
“Tenho uma grande estima, admiração e amizade pelos candidatos à Presidência. Contudo, porque não sou a favor do sistema republicano de chefia de Estado, não vou votar. É uma questão de princípio”, justifica sua alteza real, marcando assim a sua posição relativamente a estas eleições.
Já o prof. João Palmeiro, porta-voz da Casa Real, disse ao CM que “a posição de d. Duarte Pio de Bragança é muito delicada” e que este “não quer interferir nos resultados”.
Seja como for, a posição do representante da monarquia portuguesa em relação ao regime republicano já é bem conhecida. D. Duarte não costuma votar nas eleições presidenciais e legislativas, participando apenas nas autárquicas, onde escolhe o candidato em quem mais confia, independentemente do seu partido político.
Apesar de não ir às urnas no próximo domingo, o chefe da Casa Real Portuguesa terá um dia bastante preenchido, uma vez que o seu sogro faz anos e celebrará a ocasião junto da filha, d. Isabel de Bragança, e dos netos, dom Afonso de Santa Maria, dona Maria Francisca e dom Dinis.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)