Estado dá 17,6 milhões ao cinema português

Valor representa aumento de 445 mil euros face a 2015.

12 de fevereiro de 2016 às 21:27
Estado dá 17,6 milhões ao cinema português Foto: DR
Partilhar

Em 2016, o Estado vai apoiar o cinema português em 17,6 milhões de euros. Este é o valor orçado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e representa um incremento de 445 mil euros em relação ao ano passado. Os concursos, que contam com 20 categorias, foram abertos ontem e prolongam-se, dependendo do tipo de apoio, até ao fim do ano.

Dos 17,6 milhões previstos, 13,3 milhões serão destinados ao cinema e os restantes 4,2 milhões canalizados para o financiamento de obras audiovisuais e multimédia. Os apoios de coprodução com o Brasil e com a França totalizam 664 mil euros. As candidaturas serão avaliadas por grupos de jurados aprovados pela Secção Especializada de Cinema e Audiovisual, que integra operadores de TV, exibidores, produtores, argumentistas, técnicos, realizadores, Cinemateca, Inspeção-Geral das Atividades Culturais e ICA.

Pub

Recorde-se que a atual Lei do Cinema gerou polémica na anterior legislatura por causa da aplicação de uma taxa de 4% sobre a exibição de publicidade na RTP, SIC e TVI e de uma taxa aos operadores de TV paga, de 3,5 euros, por adesão a serviços. As verbas utilizadas nestes programas provêm, precisamente, destas cobranças.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar