Partilhar

Três comédias dos anos 40 que marcaram a época de ouro do cinema português vão ser recriadas por Leonel Vieira com o apoio da RTP. Os custos de produção da trilogia, a exibir em 2015, serão de três milhões de euros.

Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Manuel Marques, Rui Unas, José Pedro Vasconcelos, Manuel Cavaco, Aldo Lima e Oceana Basílio são alguns dos atores que vão vestir a pele das personagens de ‘O Pátio das Cantigas’, ‘O Leão da Estrela’ e ‘A Canção de Lisboa’. Não vamos copiar os filmes, vamos reconstruir estórias de amor e trazê-las para os dias de hoje. Com criatividade e graça", explica Leonel Vieira, realizador, produtor e mentor deste projeto.

É fã do cinema português?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

É fã do cinema português?

Numa fase em que a RTP "aposta cada vez mais em ficção nacional", Alberto da Ponte, seu presidente, enalteceu o projeto, que "vale a pena apoiar" porque é " a cara do serviço público".

Miguel Guilherme integrará o elenco dos três filmes, cujas falas "sabe de cor". O ator, que viu ‘O Pai Tirano’ com oito anos, conta que nunca pensou "revisitar" estes emblemáticos filmes e "fazer parte das suas estórias".

Em ‘O Pátio das Cantigas’, cuja rodagem termina esta semana, Miguel Guilherme é Evaristo (papel interpretado por António Silva), "homem conservador, antiquado e com mau feitio", dono de uma loja gourmet num bairro típico de Lisboa. "Vendo conservas com novos sabores", desvenda o ator. Já César Mourão, no papel de Narciso (interpretado por Vasco Santana), é dono de um tuk-tuk. Os dois disputam o amor de Rosa (Dânia Neto). Para interpretar Amália, Sara Matos está a frequentar aulas de canto.