Festivais: Aumenta o número de jovens com problemas auditivos
<h2 align="justify"><h2 align="justify"></h2></h2>O volume da música durante os concertos é demasiado alto para o ouvido humano.
A GAES, um centro auditivo especializado em correção auditiva, emitiu um comunicado onde alerta para os perigos dos festivais. Em causa estão os longos períodos de exposição a volumes elevados de som, acima de 85 décibeis, "que pode levar à surdez", segundo Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.
Em declarações ao Correio da Manhã, o Dr. Carlos Ribeiro, otorrinolaringologista, afirmou que "o ouvido interno é muito sensível e sons muito intensos podem danificá-lo." A exposição constante do ouvido a ruídos intensos podem ser irreversíveis, porque "no ouvido já danificado os danos podem ser definitivos e a perda de audição é irregressível nestes casos."
Outro dos perigos que o volume excessivo pode provocar é um zumbido constante, denominado tinnitus, que também é verificado em jovens que vão a festivais e discotecas assiduamente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt