page view

Surdez genética pode já ter cura

Estudo norte-americano recuperou audição a ratos.

10 de julho de 2015 às 19:42

Tem problemas auditivos?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Tem problemas auditivos?

Há problemas no ADN que fazem com que vários bebés percam a capacidade auditiva nos primeiros anos de vida e nunca mais voltem a poder ouvir sem a ajuda de aparelhos auditivos. Agora, o problema pode estar resolvido. Uma equipa de investigadores norte-americanos desenvolveu um vírus capaz de corrigir as falhas genéticas e devolver a audição aos surdos. Já foi aplicado em ratos e resultou.

Este vírus consegue fazer com que os pelos das orelhas voltem a ter a capacidade de transformar o som em sinais elétricos que, por sua vez, são recebidos pelo cérebro e tornam a audição possível.

"Ficámos muito animados, mas também cautelosamente otimistas porque não queremos dar falsas esperanças. Seria prematuro dizer que se encontrou a cura", explicou à BBC Jeffrey Holt, um dos envolvidos na investigação do Boston Children’s Hospital.

Caso venha a ter os efeitos pretendidos nos seres humanos, este vírus pode dar origem a tratamentos para a surdez genética que poderão vir a ser aplicados dentro de, aproximadamente, uma década.

O estudo norte-americano foi publicado no site Science Translational Medicine.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8