Lisbon & Estoril Film Festival custa 700 mil
Festival traz a Portugal estrelas da sétima arte.
O cinema vai voltar a unir Lisboa, Estoril e Cascais. Entre 6 e 15 de novembro, o Centro Cultural de Cascais, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém, a Cinemateca Portuguesa, a Casa das Histórias Paula Rego e o Casino do Estoril, entre outros espaços culturais, vão ser palco da 9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival (Leffest).
Aquele que é já considerado o maior festival de cinema em Portugal terá um orçamento que pode chegar aos 700 mil euros. "Entre instituições [públicas e privadas] e apoios teremos um orçamento entre os 650 e os 700 mil euros. É um valor que se tem mantido ao longo dos anos", refere ao CM Paulo Branco, que volta a ser o diretor do evento. Ainda assim, o produtor assegura que o Leffest é, entre os festivais nacionais, "dos que menos participação financeira tem tendo em conta o que oferece".
Este ano, o Leffest traz de novo a Portugal grandes nomes do cinema, como os cineastas Jonathan Demme (‘O Silêncio dos Inocentes’ e ‘Filadélfia’) e Wim Wenders (‘As Asas do Desejo’ e ‘O Sal da Terra’). "E outros nomes que serão revelados mais tarde", diz Paulo Branco. "O que pretendemos é que este festival não seja só uma passadeira vermelha, mas uma oportunidade para o público ter contacto com as personalidades que cá trazemos", adianta. O ator e encenador Luís Miguel Cintra será homenageado e o filósofo José Gil será o curador de um simpósio sobre loucura e criação artística.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt