Google pinta-se com cores da liberdade individual

Doodle na página inicial do motor de busca celebra 84º aniversário da pintora francesa Niki Saint Phalle.

29 de outubro de 2014 às 12:56
Partilhar

Se estivesse viva, a pintora francesa Niki Saint Phalle comemorava, esta quarta-feira, 84 anos. Para assinalar a data, o Google tem hoje na página inicial um doodle pintado com as cores da liberdade individual, valor pela qual a artista lutou durante toda a vida.

Niki Saint Phalle nasceu em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris, em França, e era filha de um banqueiro. Durante o período da Grande Depressão, em 1933, emigrou com a família para os EUA, onde começou a estudar na Brearley School, em Nova Iorque, e descobriu a paixão pelas artes.

Pub

Utiliza o Google todos os dias?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Utiliza o Google todos os dias?

Apesar de também ter feito trabalhos como escultora e cineasta, a pintura era a grande paixão da francesa, que utilizava as telas para lutar contra os preconceitos e estereótipos que atormentavam os homens e mulheres da época. Nas suas obras encontra-se excentricidade, infantilidade, ironia e humor.

Pub

A forma diferente de olhar o mundo tornou a artista conhecida mundialmente. O Jardim dos Tarots, na Toscana, em Itália, é uma das suas obras mais conhecidas. A ocupar meio hectare no local encontram-se 22 esculturas, com cerca de 15 metros de altura, e cada uma representa uma carta do baralho de Tarot.

Niki Saint Phalle morreu a 21 de maio de 2002.

Veja aqui todos os doodles já publicados

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar