Irlandesa acusada de plagiar Zeca Afonso
SPA desconhece alegações de plágio sobre canção de Zeca Afonso
Acusada de plágio da canção ‘Tu Gitana', de Zeca Afonso, a cantora irlandesa Meav Ni Mhaolchatha garante que tal não é verdade. Em causa está a música ‘The Calling', que dá nome ao mais recente álbum da artista, e cujas melodias são maioritariamente de inspiração celta. A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) desconhece a situação.
A cantora revelou ao Correio da Manhã que no seu mais recente disco há canções que "são clássicos populares, outras novas e outras novos arranjos para músicas antigas". Meav contou que, quando ouviu pela primeira vez a melodia que viria a dar origem a ‘The Calling', ficou rendida à sua atmosfera, que a inspirou para escrever a letra da canção. A melodia foi apresentada à cantora pelo produtor do seu álbum, Craig Leon, que também afasta todas as acusações de plágio, justificando que "o conteúdo melódico de ‘The Calling' tem como inspiração uma música tradicional e não ‘Tu Gitana'.
O produtor sublinhou ao Correio da Manhã que a música tradicional não está abrangida pelas regras de direitos de autor, pelo que não pode existir um plágio. Leon garante ter procurado a música nas bases de dados internacionais sem que estas apontassem qualquer resultado que ligasse Zeca Afonso à autoria de ‘Tu Gitana'. O único registo produzido classifica-a como "domínio público".
De acordo com José Jorge Letria, presidente da SPA, esta instituição não recebeu até ao momento qualquer acusação de plágio - que, neste caso, terá de ser apresentada pela família e herdeiros ou pela editora de Zeca Afonso - de modo a dar início a um processo de apuramento da eventual existência de plágio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt