page view

"Tempestade canibal" está a caminho do Planeta Terra. Auroras boreais foram só o começo

Fenómeno poderá ter interfererir na precisão de GPS, sistemas de comunicação e órbitas de satélites.

12 de novembro de 2025 às 16:25

. Este fenómeno que embelezou a noite foi, na verdade, um sinal de uma tempestade solar que levou o Serviço Geológico Britânico (BGS) a atualizar, esta quarta-feira, a previsão geomagnética para o nível de intensidade mais alto.

As previsões atuais sugerem que vem aí uma segunda tempestade solar, que será a maior a atingir o Planeta Terra, em mais de duas décadas. A apelidada de "tempestade canibal" tem, segundo cientistas britânicos, potencial para atingir o nível máximo G5 na escala de tempestades da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

O Serviço Geológico Britânico indica que as tempestades geomagnéticas são causadas pela interação da atividade solar com o campo magnético da Terra, o que tem implicações para a infraestrutura energética nacional e a navegação. A "tempestade canibal" criou o maior campo geoelétrico medido desde o início dos registos do BGS em 2012.

Na prática, poderá interferir na precisão dos satélites do sistema de posicionamento global (GPS), mas também ter impactos significativos em sistemas de comunicação e órbitas de satélites. 

"O clima espacial pode ter um impacto real na vida das pessoas em todo o planeta. A BGS regista dados em tempo real das condições geomagnéticas, sustentando o serviço nacional de previsão meteorológica. Os nossos dados sugerem que este evento pode ser uma das maiores tempestades que vimos nos últimos 20 anos", explica Gemma Richardson, especialista em riscos geomagnéticos do BGS. 

Como em diversas situações, os cientistas alegam que não é possível ter certezas sobre a intensidade da tempestade nem sobre a duração do fenómeno, mas, com base em observações de satélite, acreditam que este evento será significativo, com as primeiras medições a apontar para os maiores valores registados desde 2005.

Se o céu estiver limpo esta noite, é provável que voltem a ser avistadas auroras boreais. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8