La Féria mostra ‘Piaf’ em Angra (COM VÍDEO)
Foi com uma sala toda de pé a aplaudir e uma Wanda Stuart lavada em lágrimas que terminou anteontem, em apoteose, no Teatro Angrense, em Angra do Heroísmo (Açores), a estreia nacional de ‘Piaf’, espectáculo com que Filipe La Féria homenageia a musa francesa prematuramente desaparecida em 1963, aos 47 anos.<br/><br/>
La Féria diz que decidiu levar esta peça à cena assim que a viu em Paris. Havia outros interessados na corrida, mas o encenador antecipou-se e adquiriu os direitos antes de que outros o fizessem. Com a escolha da protagonista passou-se algo muito semelhante. 'Assim que vi a Sónia Lisboa pensei: é ela. Ela é a Piaf.' A figura, a voz, a presença vibrátil. Mas, como para um papel destes, é preciso duas actrizes, chamou Wanda Stuart. E é quase de dois espectáculos diferentes que falamos: se Stuart tem a experiência, o domínio completo do ‘métier’, Sónia Lisboa traz a frescura e a incrível semelhança física e vocal com Edith Piaf.
A autora da peça, Pam Gems, conheceu Piaf pessoalmente e foi ela quem lhe pediu que contasse a sua história. Com uma única recomendação: 'Não aldrabes.' E não aldrabou. O texto não escamoteia podres da vida de Piaf – a prostituição, a dependência dos homens, as drogas… –, mas também não esquece as suas grandezas: a colaboração com a Resistência Francesa, a generosidade com que sempre se entregou ao público, até lhe dar a sua última gota de sangue.
PORTO É A SEGUIR E LISBOA VAI TER DE ESPERAR
‘Piaf’ só fica no Teatro Angrense uma semana, mas não vem para Lisboa tão cedo. Sendo um espectáculo ‘diferente’ de Filipe La Féria – mais intimista do que espectacular –, fará carreira na Sala Experimental do Teatro Rivoli, no Porto, mantendo-se em cena enquanto o público continuar a afluir. É mais uma prova do fôlego do encenador, que tem também pronto a estrear, para a Sala Principal do Rivoli, ‘A Gaiola das Malucas’, com José Raposo e Carlos Quintas. Contando com ‘West Side Story – Amor Sem Barreiras’, são três grandes produções ao mesmo tempo.
'É UM DEGRAU NA CARREIRA' (Wanda Stuart, Co-protagonista de ‘Piaf’)
Correio da Manhã – Como se sentiu nesta estreia?
Wanda Stuart – Nervosa e ao mesmo tempo feliz. Consegui entregar-me totalmente e só assim se consegue dar a verdadeira dimensão desta mulher. Agora há que melhorar todos os dias.
– Conhecia o público de Angra?
– De Angra não. Mas apresentei um espectáculo no Teatro Micaelense e foi maravilhoso: foi aí que conheci o meu marido.
– O que significa ‘Piaf’ para si?
– É um degrau na minha carreira. Representou muito trabalho e espero não ter desiludido ninguém. Quanto à cantora, embora não seja propriamente fã, acho-a inspiradora: ela lutou por valores em que acreditava.
DETALHES
MUSICAL SOBRE ZECA
Filipe La Féria revelou que está a preparar um musical sobre a vida e obra do músico José Afonso.
CONVIDADOS VIP
Os actores Joaquim Monchique e Lourdes Norberto, o estilista João Rolo e Carlos Castro, cronista do CM, estiveram na estreia.
ACTOR HOMENAGEADO
A presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Andreia Cardoso, descerrou uma placa com o nome de Ruy de Carvalho, que estava presente.~
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt