Lembra-se de George Michael? Intérprete de um dos maiores êxitos da quadra morreu no Natal de 2016

Estrela dos anos 80 deixou um legado que marcou gerações.

25 de dezembro de 2024 às 20:44
George Michael Foto: DR
George Michael Foto: Stefan Wermuth / Reuters
George Michael
George Michael Foto: ASSOCIATED PRESS
George Michael Foto: Capital / MediaPunch via AP

1/5

Partilhar

Há 40 anos criava um dos maiores êxitos natalícios de sempre e há oito deixava a indústria da música mais pobre. George Michael morreu no Natal de 2016 aos 53 anos, deixando um legado que marcou gerações e os fãs em choque.

George Michael é recordado pela energia contagiante, pelo talento e por todas as polémicas. O artista tornou-se uma estrela nos anos 80 ao integrar a banda 'Wham', responsável por clássicos como o 'Wake me up before you go-go' e 'Careless whisper' e também brilhou com a carreira a solo. 

Pub

Apesar de ter conquistado o público e de todo o sucesso profissional, a vida atrás dos bastidores de George Michael não foi fácil. Segundo a revista People, entre a perda do seu primeiro amor, Anselmo Feleppa, e a sua mãe, Lesley Angold Panayiotou, George Michael passou por um dos períodos mais negros da sua vida. 

Em 1998, foi apanhado a ter relações sexuais numa casa de banho pública num parque em Beverly Hills. Esta situação levou a que a sua homossexualidade fosse exposta.

Mais tarde, George Michael enfrentou uma série de problemas legais relacionados com posse de drogas e condução perigosa, que acabaram por levá-lo à prisão.

Pub

Para os amigos mais próximos, mesmo com todos os problemas, George Michael tinha um bom coração. "Ele era um bom homem que realmente acreditava em ajudar as pessoas”, disse o ex-parceiro de longa data de Michael, Kenny Goss, à People, em 2022. 

O sucesso de 'Last Christmas'

1 / 1
FOTO: Bettmann Archives via Reuters
George Michael e Andrew Ridgley em1985
Pub

Uma das canções mais memoráveis e que é das favoritas na quadra festiva é a 'Last Christmas'. A música foi lançada em 1984 e é deste então um sucesso. Este ano, foi pela segunda vez a canção mais ouvida durante o Natal. Andrew Ridgley, o colega de banda, revelou ao jornal New York Post que viu George Michael a entregar o seu coração pela primeira vez com a música. 

O colega de George Michael admite que desde que ouviu a 'Last Christmas' percebeu que a música seria "a cereja no topo do bolo do Natal de 1984". “Tornou-se parte do tecido do Natal. É uma letra muito inteligente e tem uma melodia que é realmente encantadora, muito bonita, muito leve", reflete. 

Pub

Morte 'inexplicável' no Natal

No dia 25 de dezembro de 2016, Fadi Fawaz, namorado de George Michael, encontrou o cantor morto em casa em Goring-on-Thames, uma aldeia no sul de Oxfordshire, Inglaterra. “É um Natal que nunca vou esquecer, encontrar o meu parceiro morto pacificamente na cama logo pela manhã. Nunca deixarei de sentir a tua falta", escreveu algum tempo depois no X.

A autópsia preliminar conduziu a resultados inconclusivos. Na época, a polícia de Thames Valley divulgou um comunicado a explicar que a morte de Michael era “inexplicável, mas não suspeita”. Nos meses que se seguiram foram realizados vários exames, os quais acabaram por determinar que George Michael morreu de causas naturais. O cantor sofria de cardiomiopatia dilatada com miocardite e fígado gordo.

Pub

A cardiomiopatia afeta o normal bombeamento do sangue e a miocardite é uma inflamação do coração geralmente causada por uma infeção viral. A doença do fígado gordo é normalmente causada pelo alcoolismo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar