Cantora Linda de Suza morre de Covid-19 aos 74 anos

Artista radicada em França estava internada no Hospital de Gisors.

28 de dezembro de 2022 às 11:03
Partilhar

A cantora Linda de Suza morreu, na manhã desta quarta-feira, no Hospital de Gisors, em França. Fonte familiar, que confirmou ao CM o óbito da cantora radicada em França, revelou que Linda de Suza, de 74 anos, foi vítima de uma insuficiência respiratória devido a covid-19.

A artista estava numa casa de repouso e foi levada esta manhã para o hospital. 

Pub

Ainda no início do mês de dezembro a artista esteve internada em estado grave. De acordo com a revista ‘France Dimanche’, a intérprete de ‘Um Português (Mala de Cartão)’ sofria de graves distúrbios mentais, que lhe provocavam alucinações com "uma luta entre as forças do bem e do mal".

Para complicar a situação, a artista deixou de comer e mostrava-se cada vez mais debilitada, o que deixou os médicos bastante preocupados.

Pub

João Lança, filho da cantora, esteve esta segunda-feira no programa da CMTV, ‘Manhã CM’, e disse que a mãe estava "a recuperar lentamente" porque tinha "dificuldades em alimentar-se". 

Natural de Beringel, em Beja, Linda de Suza (Teolinda Joaquina de Sousa Lança) cresceu num orfanato. Durante a década de 80, vendeu milhões de discos e livros, mas em 2010 apresentou uma queixa por roubo de identidade contra o ex-companheiro, chegando na altura a dizer que estava falida e que vivia com apenas 400 euros por mês. A situação fê-la mergulhar numa depressão.

Em 2020, Linda de Suza foi internada. Na altura, a imprensa francesa avançou que estaria infetada com Covid-19, mas a cantora acabou por desmentir a notícia mais tarde, explicando que se tratou de um problema de coluna. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, lamentou a morte de Linda de Suza, afirmando que a cantora "levou Portugal na sua mala de cartão e na sua voz".

Pub

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu à morte da artista, lembrando-a como um "ícone francês da imigração portuguesa, portanto, um ícone de Portugal". 

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, lamentou a morte de Linda de Suza, afirmando que a cantora "levou Portugal na sua mala de cartão e na sua voz".

Para Paulo Cafôfo, Linda de Suza foi "das mais reconhecidas cantoras portuguesas em França e símbolo de Portugal".

Pub

Linda de Suza "levou Portugal na sua mala de cartão e na sua voz, aproximando a diáspora das suas raízes", escreveu Paulo Cafôfo na rede social Twitter.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar