Lusodescendente representa França na Eurovisão
Louane, de 28 anos tem uma costela portuguesa e canta o tema 'Maman' dedicado à progenitora que morreu de cancro.
Para além dos NAPA, que representam Portugal na Grande Final do Festival da Eurovisão 2025 com o tema 'Deslocado', existe outra representante com uma costela portuguesa. Trata-se de Louane Emera, a participante francesa que irá interpretar, no sábado, o tema 'Maman' na arena de Basileia, na Suíça.
A canção que a jovem de 28 anos irá interpretar na 69.ª edição do certame eurovisivo é uma homenagem à sua mãe, Isabel Pinto dos Santos, que era filha de pai português e mãe brasileira, e que morreu de cancro, em 2014. Na época, a cantora tinha apenas 17 anos, tendo perdido o pai aos 16 anos.
Na letra de 'Maman', totalmente cantada em francês, Louane refere a morte da progenitora e fala ainda da maternidade. "Eu mudei muito. Cresci muito. De ti guardei tudo o que me faz ser quem sou. (...) E se eu queria parar o tempo. Agora sou eu a quem ela chama de mamã", ouve-se na canção.
Nos ensaios para a prestação da Grande Final, no sábado pode ver-se Louane em palco, no meio da escuridão, vestida de preto e enquanto canta cai-lhe areia por cima, um efeito visual que muitos apreciadores da Eurovisão têm gostado. O tema termina com a palavra 'maman' dita pela sua filha, Esmée, de cinco anos.
Atualmente, segundo o site EurovisionWorld, que agrega as principais casas de apostas, França surge em quarto lugar da tabela, com 6% de probabilidades de vencer, ficando atrás da Suécia, que lidera com 39%, seguida da Áustria, com 22% e dos Países Baixos, com 8%.
Além de cantora, Louane é também atriz e um rosto conhecido dos portugueses. Em 2014 foi protagonista do filme dramático francês, 'A Família Bélier', em que dava voida a Paula, uma jovem que era intérprete dos pais e do irmão que eram surdos.
Na quarta-feira, 14 de maio, a artista francesa anunciou a sua digressão internacional, 'Not Solo', que irá percorrer diversas cidades da Europa. Entre eles está Lisboa. Louane atuará a 16 de abril de 2026 no LAV - Lisboa e os bilhetes custam 30 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt