page view

Portugal apurado para a final da Eurovisão

Banda NAPA é um dos 10 primeiros finalistas do concurso.

Atualizado a 13 de maio de 2025 às 23:20

Portugal apurou-se, esta terça-feira, para a final da Eurovisão, que acontece este sábado, 17 de maio.

A banda madeirense NAPA, que concorre com a canção "Deslocado", atuou em Basileia, na Suíça e é um dos 10 primeiros finalistas do concurso.

O apuramento dos NAPA é contrário ao que indicava a média das casas de apostas, calculadas pelo 'site' eurovisionworld.com, especializado no concurso.

Além de Portugal, garantiram também a passagem: Noruega (com a canção "Lighter"/interpretada por Kyle Alessandro), Albânia ("Zjerm"/ Shkodra Elektronike), Suécia ("Barra Bada Bastu"/KAJ), Islândia ("RÓA"/VÆB), Países Baixos ("C'est l'a vie"/Claude), Polónia ("GAJA"/ Justyna Steczkowska), São Marino ("Tutta l'Italia/Gabry Ponte), Estónia ("Espresso Macchiato/Tommy Cash) e Ucrânia ("Bird of pray"/Ziferblat)

De fora da final ficaram: Eslovénia ("How much time do we have left"/Klemen), Bélgica ("Strobe lights"/Red Sebastian), Azerbaijão ("Run with you"/Mamagama), Croácia ("Poison cake"/Marko Bosnjak) e Chipre ("Shh"/Theo Evan)

Na primeira semifinal foram também apresentados os temas de Espanha ("Esa diva"/Melody), Itália ("Volevo essere un duro"/Lucio Corsi) e Suíça ("Voyage"/Zoë Më), países que têm a passagem garantida à final. Os dois primeiros por fazerem parte do grupo dos 'Big5' e o último por ser o país anfitrião, vencedor da edição do ano passado.

Além dos representantes dos países que concorrem este ano à Eurovisão, subiram ainda a palco outros cantores, entre os quais a portuguesa iolanda.

Iolanda, que no ano passado garantiu a Portugal o 10.º lugar no Festival Eurovisão da Canção com "Grito", participou numa homenagem a Céline Dion.

A cantora portuguesa interpretou, com a grega Marina Satti, a ucraniana Jerry Heil e o lituano Silvester Belt, "Ne partez pas sans moi", tema com o qual Céline Dion representou a Suíça na Eurovisão em 1988, vencendo o concurso.

Na segunda semifinal, na quinta-feira, competem mais 16 países, por outros dez lugares na final: Austrália, Montenegro, Irlanda, Letónia, Arménia, Áustria, Grécia, Lituânia, Malta, Geórgia, Dinamarca, República Checa, Luxemburgo, Israel, Sérvia e Finlândia.

Nesse dia serão apresentadas as canções de outros três países com entrada direta na final - França, Alemanha e Reino Unido, os restantes três elementos dos 'Big5'.

A realização de duas semifinais, para apurar os países em competição na final, aconteceu pela primeira vez em 2008 e, desde então, Portugal já tinha falhado cinco vezes a passagem: em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019. 

Recorde-se de que. há precisamente oito anos, em 2017, Salvador Sobral deu a primeira vitória a Portugal, com a canção "Amar pelos Dois", composta por Luísa Sobral. 

Publicada originalmente a 13 de maio de 2025 às 22:23

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8