MAAT Central acolhe apresentação de projetos artísticos desenvolvidos em bairros de Lisboa

Projetos foram desenvolvidos ao longo dos últimos meses com as comunidades de bairros das zonas do Lumiar e do Vale de Chelas.

11 de setembro de 2025 às 12:42
MAAT Foto: António Cotrim/Lusa
Partilhar

Os resultados dos projetos artísticos desenvolvidos por artistas e comunidade em bairros de Lisboa, no âmbito do projeto Bairros do festival Iminente, são apresentados este mês numa iniciativa de entrada gratuita, no MAAT Central, foi anunciado esta quinta-feira.

O evento Bairros, uma iniciativa do Iminente em parceria com a Fundação EDP, está marcado para o dia 21 de setembro na Praça do Carvão, MAAT Central, no complexo do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), e inclui exposições, música, filmes, performances e moda, oficinas e gastronomia, de acordo com a organização, num comunicado hoje divulgado.

Pub

O projeto Bairros - Workshops Artísticos Comunitários Iminente é da responsabilidade da equipa que organiza o Festival Iminente, cuja primeira edição aconteceu em 2016.

Os projetos a serem apresentados no dia 21 de setembro foram desenvolvidos ao longo dos últimos meses com as comunidades de bairros das zonas do Lumiar e do Vale de Chelas, em colaboração com a Associação de Moradores do PER11, a Associação Bairro da Quinta Grande PER7, o Espaço Mundo PER9, a Geração com Futuro e Associação de Moradores VMBA (Viver Melhor o Beato).

"Esta iniciativa assinala o culminar de um percurso de criação e celebração partilhada, e abre espaço à participação do público em diversas atividades de acesso aberto ao longo da tarde", lê-se no comunicado hoje divulgado.

Pub

Nesse dia, a partir das 13h00, os espaços de gastronomia estão a postos para receber o público. Entre as 15:00 e as 19:00, irão realizar-se várias atividades, entre as quais oficinas de colagem em azulejo e de moda sustentável, a exibição de curtas-metragens realizadas no âmbito do Bairros e um debate sobre "território e cultura comunitária".

Além de bancas com gastronomia local, "feita e servida pelas comunidades", haverá uma exposição dos trabalhos feitos ao longo dos últimos meses, bem como uma "biblioteca portátil" e bancos de leitura construídos nas edições anteriores do projeto.

O programa inclui também momentos de "apresentação e celebração", como a Marcha da Curraleira, uma "performance musical simbólica conduzida por Tristany, que funde tradição cigana, folclore português e a energia da juventude da Curraleira", um desfile de moda com peças criadas numa oficina de 'upcycling'(e reciclagem de materiais)) orientada pela artista Pitanga.

Pub

A juntar a tudo isto, haverá ainda atuações musicais: Bairros Music 2025, "um momento que resulta da oficina de música liderada por Fumaxa, Daus e Pika", e um concerto de Deejay Rifox & Tia Vivix, dupla composta por mãe e filho, residentes no bairro PER9, "que tem atuado em vários locais em Portugal, Espanha e Cabo Verde".

O Festival Iminente, que junta música e artes plásticas, realizou-se pela primeira vez em Oeiras, em 2016, cidade à qual regressou no ano seguinte. Após duas edições em Oeiras, em 2018, o Iminente mudou-se para Lisboa, para o Panorâmico de Monsanto, onde voltou a realizar-se em 2019.

Em 2020, a pandemia da covid-19 transformou o festival na Oficina Iminente, uma residência artística que decorreu no Panorâmico de Monsanto, com o público a fazer parte do processo criativo.

Pub

Em 2021 e 2022, o festival voltou ao formato original, num espaço ao ar livre na zona da Matinha. Em 2023 fez um 'take over' do Terreiro do Paço e, no ano passado, dos jardins do Palácio Pimenta, Museu de Lisboa, duas edições com entrada gratuita.

Este ano não haverá festival, mas o regresso em 2026 foi já anunciado nas redes sociais do Iminente. A próxima edição será de celebração dos 10 anos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar