Miguel Real vence Prémio Jacinto do Prado Coelho
‘Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa’, de Miguel Real é o grande vencedor do Prémio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Críticos Literários.
“É um livro notável. Não há, até agora, ensaio tão rico e luminoso a abordar a obra do maior pensador contemporâneo. Dar ordem à obra de Lourenço é uma proeza”, disse Francisco José Viegas, critico, aquando da sua publicação.
O júri, constituído por Manuel Frias Martins, Carlos Jorge Figueiredo Jorge e Liberto Cruz, entendeu que o prémio, no valor de cinco mil euros, deve ser entregue ao ensaio que cobre a vida e todo o pensamento do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço desde a década de 40 até à publicação de ‘ O Labirinto da Saudade’, em 1978.
'A obra de Arte e o seu mundo’, do poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor Fernando Guimarães foi o ensaio literário, em língua portuguesa, a receber o galardão em 2008.
O prémio será entregue numa cerimónia que se realizará a 15 de Dezembro no Auditório Frederico Freitas da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt