Morreu a Dama que foi professora de ‘Harry Potter’

Atriz Britânica Maggie Smith morreu esta sexta-feira aos 89 anos, depois de uma carreira de mais de 60 filmes.

28 de setembro de 2024 às 01:30
Foi mentora de ‘Harry Potter’ na saga de 8 filmes Foto: Direitos Reservados
Venceu Óscar de Melhor Atriz em 1970 Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Margaret Natalie ‘Maggie’ Smith foi agraciada com o título de Dama da coroa britânica há 34 anos, e, ao longo da multipremiada carreira no cinema, teatro e televisão, tudo fez para passar uma imagem de elegância, prudência, alguma rigidez e um sentido de humor discreto, mas ácido. Com um currículo invejável de mais de 60 filmes, a britânica Maggie Smith morreu esta sexta-feira aos 89 anos, "pacificamente, no hospital", em Londres, informaram os dois filhos em comunicado.

Apelidada de lenda e "tesouro nacional" pelos media britânicos, Maggie Smith foi acarinhada pelas novas gerações ao dar vida à feiticeira Minerva McGonagall nos oito filmes da saga ‘Harry Potter’ (2001-2011). Antes, já tinha vencido dois Óscares, o de Melhor Atriz em 1970 pelo drama ‘Quando a Primavera Acaba’, e o de Atriz Secundária em 1979, com ‘Um Apartamento na Califórnia’. No entanto, o grande público recorda-a sobretudo por outros papéis. São os casos da tia Charlotte, da obra romântica ‘Quarto com Vista Sobre a Cidade’ (1987), da sisuda madre da comédia ‘Do Cabaré para o Convento’ (1990), com Whoopi Goldberg, ou ainda das presenças em ‘Gosford Park’ (2001) ou ‘O Exótico Hotel Marigold’ (2011).

Pub

Nascida em Essex, agarrou a representação logo na escola: estudou teatro em Oxford e iniciou a carreira nos pal- cos londrinos em 1952. Dez anos depois, foi Desdémona, em ‘Othello’, às ordens de Laurence Olivier para o National Theatre. Após o primeiro Óscar, o cinema convocou-a sempre, seja para dramas de prestígio ou comédias de pendor sarcástico. Além das duas estatuetas douradas, venceu quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reagiu esta sexta-feira à sua morte, dizendo que Maggie Smith "introduziu-nos a novos mundos com histórias sem fim" e o seu talento "vai ser estimado pelas próximas gerações".

Pub

Condessa da série ‘Downton Abbey’ também valeu prémios

Já na televisão, Maggie Smith deu nas vistas na prestigiada série britânica ‘Downton Abbey’ (2010-2015), que, ao longo de 52 episódios e seis temporadas, descreveu com requinte e ironia o quotidiano da família aristocrata Crawley. A atriz aprimorou o estilo burguês ao ser Violet, a matriarca e condessa de Grantham. O papel, estendido por dois filmes, valeu-lhe três Emmys e um Globo de Ouro de Atriz Secundária.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar