Morreu a estrela de cinema Robert Redford aos 89 anos

Ator e cineasta morreu durante o sono na sua casa do Utah.

16 de setembro de 2025 às 13:21
Robert Redford Foto: Getty Images
Robert Redford no Festival Internacional de Cinema de Toronto
Robert Redford Foto: Direitos Reservados
Robert Redford nos Globos de Ouro

1/4

Partilhar

O icónico ator Robert Redford morreu, esta terça-feira, dia 16, na sua casa no estado do Utah, nos Estados Unidos. Tinha 89 anos e, segundo o 'New York Times', terá morrido durante o sono. 

A morte de Redford foi confirmada por Cindi Berger, diretora executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, sem especificar a causa.

Pub

Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood, à frente e atrás das câmeras. Ator consagrado desde os anos 1960, destacou-se em clássicos como 'Butch Cassidy' (1969), 'Golpe de Mestre' (1973) e 'Todos os Homens do Presidente' (1976), papéis que o transformaram num símbolo de carisma e elegância no cinema.

Nascido Charles Robert Redford, em 1936, cresceu em Los Angeles e, após ser expulso da Universidade do Colorado, estudou representação na Academia Americana de Artes Dramáticas. Após interpretar uma série de pequenos papéis na TV, no teatro e no cinema, começou a progredir no início dos anos 60, sendo indicado ao Emmy de melhor ator secundário em 1962 por 'A Voz de Charlie Pont', conquistando um papel principal na produção original da Broadway da peça de Neil Simon 'Descalços no Parque'. A estreia cinematográfica aconteceu em 1965, no papel de bissexual em 'Inside Daisy Clover', ao lado de Natalie Wood, que lhe valeu a nomeação ao Globo de Ouro.

Após uma pausa prolongada na representação no final dos anos 70, Redford voltou-se para a realização com o drama 'Ordinary People', adaptado do romance de Judith Guest, que ganhou quatro Óscars em 1981, incluindo melhor filme e melhor realizador para Redford.

Pub

Em meados da década de 2010, Redford abdicou da direção do Festival de Cinema de Sundance, que fundou, e anunciou que iria afastar-se da representação. O seu último papel de referência foi em 'The Old Man & the Gun', de 2018, dirigido por David Lowery.

Redford recebeu um Oscar honorário em 2002, um Leão de Ouro pelo conjunto da sua obra no festival de cinema de Veneza, em 2017, e um César honorário, em 2019. Em 2010, foi condecorado Cavaleiro da Legião de Honra e, em 2016, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade de Barack Obama.

Redford foi casado duas vezes: com a historiadora Lola Van Wagenen, entre 1958 e 1985, com quem teve quatro filhos, e com a artista Sibylle Szaggars, em 2009.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar