Morreu Chris Cornell, vocalista dos Soundgarden e Audioslave
Músico americano tinha 52 anos.
O músico Chris Cornell, famoso por ter liderado as bandas Soundgarden e Audioslave morreu esta quarta-feira, com a idade de 52 anos.
A notícia foi avançada pelo seu agente. Brian Bumbery revela que o músico terá sofrido "uma morte súbita e inesperada" na cidade de Detroit, nos EUA, onde tinha tocado com os Soundgarden nessa mesma noite.
O médico legista confirmou à Associated Press que Chris Cornell se terá suicidado.
Cornell tornou-se conhecido do grande público com a banda Soundgarden, criada em Seattle em 1984. A banda foi uma das mais bem sucedidas do movimento Grunge, na senda dos Nirvana ou Pearl Jam. Esteve também na formação dos Temple of the Dog, a banda que viria a dar origem aos Pearl Jam.
Curiosamente, Cornell começou a tocar bateria nos Soundgarden, mas assumiu rapidamente as funções de vocalista e guitarra ritmo. O grupo dissolveu-se no final dos anos 1990 e Cornell iniciou uma carreira a solo. Mas haveria de participar no supergrupo que o reuniu aos membros dos extintos Rage Against the Machine. Os Audioslave tiveram uma carreira curta - duraram entre 2002 e 2007 - mas com grande sucesso.
Doze anos depois do último concerto, os Audioslave tinham voltado a juntar-se em janeiro e atuaram numa noite de protesto contra a tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os Audioslave, que integram músicos dos Rage Against The Machine e dos Soundgarden, atuaram no Teragram Ballroom, em Los Angeles, numa noite programada pelos Prophets of Rage e intitulada "Power to the people". A banda formou-se em 2002 depois, do ex-vocalista dos Soundgarden Chris Cornell se ter juntado aos membros dos Rage Against the Machine Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk.
Em 2012, os Soundgarden voltaram a juntar-se e chegaram a gravar um novo disco. A banda estava neste momento a fazer uma digressão. O músico deixou uma mensagem na sua conta de Twitter poucas horas antes do concerto em Detroit, em que mostrava a sua satisfação por estar "de volta à Rock City":
Numa mensagem publicada no twitter dos Soundgarden, Cornell partilhou um vídeo dos primeiros tempos da banda, que mostra os músicos em viagem de carrinha. E explicava que estava ansioso por recuperar "a camaradagem" desses tempos.
"What I look forward to the most...is the camaraderie. It’s what we missed when we weren’t a band." - @chriscornell pic.twitter.com/yMPqJefoGo
— Soundgarden (@soundgarden) 16 de maio de 2017
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt