Morreu Eugénio Barreiros, músico fundador da banda Jafumega
Teclista e vocalista também integrou os Mini Pop.
Morreu Eugénio Barreiros, músico fundador da banda Jáfu'mega, segundo avança a Blitz. O teclista e vocalista também integrou os Mini Pop. O músico portuense morreu aos 60 anos.
Eugénio era o mais velho de três irmãos e com eles formou os Mini Pop nos anos 70 onde era teclista e também vocalista. O conjunto lançou cinco singles, um EP e chegou a participar no Festival da Canção de 1973 com o tema "Menina de Luto".
O grupo colocou um ponto final na banda já no final dos anos 70. Já nos anos 80, os irmãos juntaram-se a José Nogueira, Álvaro Marques e Luís Portugal e criaram os Jafumega, onde Eugénio Barreiros era teclista e fazia vozes.A banda dos anos 80 contou com sucessos como 'Nó Cego', 'Kasbah', 'Latin America' ou 'Ribeira'. Em 2013 reuniram-se para uma série de concertos que recordavam os êxitos do conjunto musical.
Na biografia oficial lê-se que "numa década de grande efervescência para a música feita em Portugal, a banda do Porto conseguiu, no decurso de apenas três álbuns, inscrever o seu nome no cancioneiro nacional, adotando e fazendo suas influências muito diversas que iam do jazz-rock à pop, ao funk e ao reggae".
Depois de uma pausa em 1984, numa "passagem breve mas intensa pelo pop-rock português", os Jáfumega retomaram a atividade quase 30 anos depois, em 2013, com concertos nos coliseus do Porto e de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt