Morreu Glicínia Quartin
A actriz Glicínia Quartin morreu anteontem em Lisboa aos 81 anos, deixando um legado de mais de 50 anos em teatro, cinema e televisão e uma carreira premiada e condecorada pela Presidência da República. O seu corpo está em câmara ardente na capela do Cemitério dos Prazeres e o funeral realiza-se hoje, às 11h00.
Nascida em Lisboa em 1924, filha de um jornalista e de uma professora primária, Glicínia Quartin licenciou-se em Ciência Biológicas na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1954, trabalhando sete anos nessa área, período durante o qual foi fazendo teatro. Após a estreia cinematográfica em 1962, com ‘D. Roberto’, decidiu dedicar-se às artes de palco e frequentou um curso de teatro.
No cinema trabalhou com realizadores como Manoel de Oliveira, João Botelho, João César Monteiro, Jorge de Sena e Jorge Silva Melo e no teatro começou como profissional em 1965 no Teatro Experimental do Porto. Passou por companhias como a Casa da Comédia, Teatro da Trindade, Teatro Nacional D. Maria II, Grupo de Acção Teatral, Cornucópia, Teatro Experimental de Cascais e Artistas Unidos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt