Morreu o cantor francês Charles Aznavour aos 94 anos
Artista tinha uma profunda devoção por Amália Rodrigues.
Morreu o cantor francês Charles Aznavour, aos 94 anos, anunciou a sua porta-voz.
Aznavour, segundo a AFP, morreu na sua casa da Provença, no Sul de França.
Charles Aznavour atuou pela última vez em Portugal em 2016.
Nascido Shahanour Varinag Aznavourian, em 1924, no 6º Bairro de Paris, o cantor era filho de pais arménios, refugiados que escaparam ao grande genocído de 1915.
Ao longo da carreira, em que gravou cerca de 1400 canções, vendeu quase 200 milhões de discos em todo o mundo. Dono de voz única, chegou a ser apelidado de "o Frank Sinatra francês". O Le Monde escreve esta segunda feira que desapareceu "uma das maiores vozes do século XX".
a além da canção, Aznavou foi também um ator e um comediante. Com uma carreira que durou mais de 60 anos, tinha o estatuto de uma verdadeira lenda vivia da cultura francesa.
Versátil no seu reportório, um dos seus maiores sucessos é cantado em inglês. A canção 'She' foi lançada em 1977.
Apesar da idade avançada, Aznavour mantinha-se no ativo. O cantor tinha concertos marcados para 2019, em cidades como Kiev, Bruxelas e Tel Aviv. O sue último disco de originais, "Encores", foi lançado em 2015, quando o cantor tinha 91 anos.
O artista tinha uma profunda admiração por Amália Rodrigues e chegou a escrever um fado para a artista portuguesa. "Aïe Mourrir pour toi" resultou dessa amizade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt