Musa do cinema francês estreia peça em Lisboa
Isabelle Huppert está em Portugal até dia 19 para apresentar ‘O Cerejal’, de Tchekhov.
A atriz francesa Isabelle Huppert subiu esta quinta-feira pela primeira vez ao palco da sala Garrett, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para protagonizar ‘O Cerejal’, de Tchekhov, numa versão encenada por Tiago Rodrigues, ex-diretor artístico do espaço.
Para o novo diretor do Festival d’Avignon, em França, encenar Isabelle Huppert foi um “privilégio” enorme. “Não apenas por se tratar de uma atriz extraordinária, mas também por se tratar de uma atriz que passou por alguns dos maiores palcos do mundo em espetáculos dirigidos por personalidades marcantes da história do teatro recente além do percurso ‘fenomenal’ que teve no cinema”, afirma. O espetáculo resulta dos encontros informais, em Lisboa e Paris, entre o encenador e a atriz francesa. Huppert nunca tinha representado Anton Tchekhov, embora seja “amante do dramaturgo russo”, e Tiago Rodrigues nunca tinha posto em cena qualquer peça do autor do século XIX. “Uma coincidência poética”, descreve o português.
Após a estreia no Festival de Avignon, a 5 de julho, a peça chegou agora ao Teatro Nacional D. Maria II, onde ficará em cena até dia 19 (de quarta-feira a sábado, às 19h00, e aos domingos, às 16h00). Em janeiro o espetáculo ruma ao Théâtre de l’Odéon, em Paris, sendo depois apresentado em Genebra, Roma e em outras cidades francesas, antes de seguir para Taiwan. A Huppert, como protagonista, juntam-se as interpretações de Isabel Abreu e de Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, dos Clã, num elenco que totaliza 11 atores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt