O fim da lenda Pink Floyd
A banda psicadélica termina carreira ao fim de 50 anos.
Após terem-se reunido em 2014 para lançar The Endless River, o primeiro álbum de originais dos últimos 20 anos, a carreira dos Pink Floyd parece ter terminado. Quem o afirma é o guitarrista e um dos vocalistas, David Gilmour, em entrevista à Classic Rock Magazine
"Estive 50 anos com os Pink Floyd – muitos deles no início com o Roger [Waters]. A esses anos são agora considerados o nosso auge (…) seria fingimento voltar atrás e repetir o mesmo", disse Gilmour.
A banda conhecida por títulos como The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here e The Wall tinha, já em 2013, vendido mundialmente mais de 250 milhões de álbuns até essa data. Ao todo, os Pink Floyd lançaram 15 álbums de originais, o primeiro, The Piper at the gates of Dawn, em 1967.
Gilmore compreende a apreensão dos fãs sobre a decisão de pôr um ponto final à mítica banda, mas garante que mantê-la viva não é "responsabilidade" sua. "Para mim são apenas duas palavras [Pink Floyd] que ligam o trabalho que quatro pessoas fizeram juntas. É apenas um grupo de pop. Eu não preciso dele".
A decisão agora anunciada parece também ser influenciada pela morte do teclista Richard Wright, em 2008. The Endless River contava com letras e música escrita por Wright, e Gilmour diz que continuar sem ele agora seria "errado".
No entanto, Gilmour vai continuar a escrever músicas a solo e lançar o álbum Rattle That Rock a 18 de setembro, seguindo-se uma tournée pelos EUA. Também Roger Waters, baixista e vocalista do quarteto, prepara um novo álbum de originais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt