"O Pátio das Cantigas" estreia hoje
È a primeira de três homenagens aos clássicos.
Sete décadas depois da estreia, o filme "O Pátio das Cantigas" regressa hoje às salas de cinema, em Portugal, numa nova comédia do realizador Leonel Vieira, que é a primeira de três homenagens do cineasta aos clássicos portugueses.
O filme baseia-se no sucesso do que foi dirigido em 1942 por Francisco Ribeiro, com atores como Vasco Santana, António Silva ou Ribeirinho. Mas é apenas isso, garante o realizador do novo "Pátio": "Não refilmei o guião, distanciei-me muito, peguei em alguns elementos que mantive, que são para mim uma homenagem ao filme que nos inspira".
"Não posso repetir esse filme, então só posso fazer uma homenagem", disse o realizador à Lusa. E acrescenta Leonel Vieira: Fizemos um corpo totalmente novo, e acho que o nosso humor é renovado. São outros diálogos, as nossas cenas de humor estão noutras cenas e não tentei refazer as cenas emblemáticas.
Apesar da distância temporal e do distanciamento do original, diz o realizador que se percebe que um filme é inspirado no outro, que mais não seja pelo título, pelo nome das personagens, pelas "pequenas homenagens" dentro do filme.
É certo que ambos se passam num bairro de Lisboa. Mas lembra o diretor que um contava o Portugal da década de 40 do século passado e que o outro conta a Lisboa e o Portugal atual.
E conta-a através de uma dúzia de personagens, de atores conhecidos, alguns ligados à comédia e outros nem tanto, mas todos escolhidos a dedo por Leonel Vieira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt