Oliver Stone já tem filme sobre prisão de Lula da Silva
Documentário debruça-se sobre a prisão do estadista em 2018 e o seu regresso ao poder.
Oliver Stone, um dos históricos cineastas norte-americanos, finalizou um filme documentário sobre Lula da Silva, antigo e atual presidente do Brasil. O filme "debruça-se sobre a sua prisão entre 2018 e 2019 e seu regresso ao poder", informou o próprio Oliver Stone numa entrevista à agência AFP. A obra "é sobre a perseguição judicial, sobre o que aconteceu quando ele era um presidente de sucesso, e foi preso por corrupção", disse Stone, de 77 anos, no decorrer de uma viagem a Paris para divulgar a sua última obra, ‘Nuclear Now’, um documentário em defesa da energia nuclear. O filme, que durou vários meses de rodagem e que obrigou a várias viagens conjuntas entre Oliver Stone e Lula da Silva, ainda não tem data de estreia.
"Acho que o conceito de perseguição judicial se expandiu por todo o mundo, e tem sido usado para fins políticos, como uma arma. Mas em todo o mundo há corrupção. A Rús- sia funciona à base de corrupção, assim como a Turquia e os EUA", disse ainda o realizador. "Foi o que fizeram com Lula. Colocaram-o na cadeia, ele foi libertado e ganhou as eleições. É uma história boa, mas as pessoas não conhecem, exceto no Brasil", justificou Stone.
PORMENORES
Castro e Chávez
Em 2003, Stone contou a história de Fidel Castro no filme ‘El Comandante’ e em 2014 a de Hugo Cha- vez em ‘Mi amigo Hugo’.
Contra Trump e Biden
Desencantado com a politica, Stone afirmou que não votará em Trump nas eleições e também não votará em Joe Biden, que acusa de ser "belicista".
Polémica com Putin
Cineasta fez entrevistas a Putin que lhe valeram má reputação em Hollywood. "Não é o assassino que os media representam", disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt